MENU

01/02/2024 às 17h44min - Atualizada em 01/02/2024 às 18h00min

Imperatriz terá Semana Nacional de prevenção da gravidez na adolescência

Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social somam esforços nesta programação

Luana Barros
Ascom
Programação é dedicada anualmente a disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência - Foto: Assessoria
 
Prefeitura de Imperatriz irá promover a Semana Nacional de prevenção da gravidez na adolescência. Atividades serão realizadas nas escolas, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, por meio dos programas: Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde na Escola e Selo Unicef.

Dados divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2023, revelam que nascem 44 bebês de mães adolescentes no Brasil, por hora.

Programação é dedicada anualmente a disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, é o que explica Elizania da Silva, coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente e dá mais detalhes.

“Os dados demonstram a importância de se abordar a temática com nossas crianças e adolescentes e diminuir estes números. Inicialmente já temos algumas palestras agendadas: Dia 05 de fevereiro, 14h, na Escola Frei Tadeu (Vilinha); dia 06 de fevereiro, 08h, e dia 07, às 14h, na Escola Darcy Ribeiro (São José) e no dia 08 de fevereiro, 14h, na Escola Vital Brasil (Vila Davi II)”. 

Doralina Marques, secretária de Saúde, relata que a Atenção Básica de Imperatriz sempre promove ações de conscientização e prevenção junto à comunidade, tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto nas escolas.

“Temos uma equipe multiprofissional e o Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, que desenvolve ações como estas durante todo o ano, como forma de aproximar as informações da nossa população. Falando sobre saúde e investindo na Atenção Básica, iremos trabalhar a prevenção e evitar muitas situações, como a gravidez na adolescência e todos os riscos associados a esta questão”.

A legislação que incluiu a determinação da campanha anual no Estatuto da Criança e do Adolescente está em vigor desde 2019. A gravidez na adolescência está sujeita a maior ocorrência de complicações, como: aborto, diabetes gestacional, parto prematuro e depressão pós-parto, além de estar diretamente relacionada ao grande índice de abandono ou de interrupção dos estudos, resultando em um grave problema sanitário e social.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »