MENU

30/01/2024 às 16h17min - Atualizada em 30/01/2024 às 16h30min

Agente da Guarda Municipal participa de treinamento para pilotagem de drone

Curso de Operadores de RPA (Aeronave Remontante Pilotada), oferecido pela Polícia Civil do Maranhão, foi realizado em Imperatriz.

Dema de Oliveira - Ascom
O agente Jordan foi instruído para usar o drone no caso de perseguição de indivíduos em veículos, bem como a vigilância em determinados prédios de interesse da segurança pública - Foto: Assessoria
 
Agente da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), Anderson Jordan Alves, 30 anos, participou do curso de operação dos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas como drones, com foco em segurança pública. Primeiro Curso de Operadores de RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) da Polícia Civil do Maranhão, realizado em Imperatriz.

As aulas teóricas foram realizadas no Auditório Stênio Mendonça, da Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Imperatriz, e aulas práticas na área do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, cedida pelo Sinrural, teve a carga horária de 60 horas.

O objetivo geral do curso “Pilotagem de Drones” foi o de capacitar os alunos para atuarem como pilotos em operações de voo realizados com drone, cumprindo com o disposto na legislação brasileira que regulamenta o acesso ao espaço aéreo.

Os agentes da segurança pública que participaram do curso, foram instruídos a utilizarem o drone para operação de mandados de busca e apreensão; cumprimento de mandados de prisão; operações de resgate; operações em situações de flagrante delito. Tudo que envolve a utilização do drone voltado para a segurança pública foi ensinado nesse curso, que foi ministrado por três investigadores da Polícia Civil do Maranhão, que fazem parte do Grupo de Resposta Tática (GRT); Soares, que foi o coordenador geral, Cristiano e Damásio.

“Esses três investigadores, são os únicos pilotos de drones da Polícia Civil do Maranhão, devidamente cadastrados. A Polícia Civil ministrou esse curso, voltado para os agentes da Polícia Civil, porém, vendo a necessidade da integração das forças de segurança, ofereceram essa vaga de cortesia à Guarda Municipal, e o comandante Valterly Barros e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional, me escolheram para eu fazer esse curso”, destacou o GM, Anderson Jordan Alves.

Foram quatro dias de curso, de 22 a 26 de janeiro, ocasião em que foi ministrada a legislação pertinente para a área de aeronaves remotamente pilotada, regulamentada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), pelo Comando da Aeronáutica, e por outras agências reguladoras. Foram ministradas também as técnicas corretas de pilotagem do drone, funcionalidades automáticas, operação do drone nas operações noturnas, utilizando o recurso de imagem termal, que identifica as pessoas por meio da radiação do corpo.

Por fim, o agente Jordan, foi instruído para usar o drone no caso de perseguição de indivíduos em veículos, bem como a vigilância em determinados prédios de interesse da segurança pública.
“A Guarda Municipal de Imperatriz, sempre está preocupada com a qualificação dos seus agentes, para que o trabalho possa ser desenvolvido com segurança. O drone passou a ser peça importante nas missões de segurança pública, que faz parte a nossa GMI”, pontuo Valterly Barros, comandante.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »