MENU

26/01/2024 às 18h18min - Atualizada em 26/01/2024 às 18h30min

Janeiro Branco: a importância da prevenção

As ações são abertas para a comunidade acadêmica e contam com atendimento psicológico, palestras e oficina de técnica de relaxamento, contemplando os campi de Imperatriz, Açailândia e Estreito

Estagiária Débora Maia, com orientações da jornalista Mari Marconccine
A palestra realizada no campus Imperatriz contemplou toda a comunidade acadêmica - Foto: Ascom/UEMASUL
 
A Divisão de Serviço Social e Médico (DSSM) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), realizam atividades em alusão ao Janeiro Branco, com o tema “Cuidando do universo que habita em mim”, um mês voltado para os cuidados com a saúde mental e emocional, visando a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como a ansiedade. 

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 2022, quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental. Assim, alguns cuidados podem ser tomados para manter o psicológico em dia, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, hidratar-se, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, dentre outros. A campanha Janeiro branco é desenvolvida desde 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abraão. 

“Todo início de ano a gente tem essa ideia de renovação, de planejamento, de novas metas, e o branco é para simbolizar uma tela em branco, um papel em branco, uma oportunidade de viver uma nova história”, afirma a psicóloga Aline Bogéa.

Para os acadêmicos, as atividades trazem conscientização à sociedade sobre cuidados com a saúde mental. “Por mais que se tenha a vida pessoal e acadêmica, você sempre traz algo de fora para a Universidade e isso pode atrapalhar. Vivemos em um mundo estressante, onde estamos expostos a diversas situações, então as ações são importantes para toda a comunidade acadêmica”, conta a acadêmica do terceiro período do curso de Pedagogia, Amanda Carvalho.

A UEMASUL reafirma seu compromisso com um ambiente acadêmico saudável e contribui para a promoção e proteção da saúde, da segurança e do bem-estar de todos e todas. As intervenções em relação à saúde mental incluem o atendimento à comunidade acadêmica, proporcionando um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A DSSM é a divisão responsável para dar assistência aos discentes e fazer encaminhamentos aos centros de atendimento psicológico. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »