MENU

26/01/2024 às 18h16min - Atualizada em 26/01/2024 às 18h30min

Servidores da Sedes participam de curso sobre Registro Mensal de Atendimento

Oficina reforça necessidade de coerência nas informações documentadas

Kalyne Cunha
Ascom
Evento teve como público-alvo coordenadores e técnicos de CRAS - Foto: Assessoria
 
Nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu curso de formação destinado aos coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), abordando o correto preenchimento do Registro Mensal de Atendimento (RMA) nos CRAS. A capacitação foi conduzida pela equipe de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Vigilância Socioassistencial. O evento ocorreu no auditório do Abrigo Superação, localizado no Centro.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, explicou que o RMA é fundamental para compreender a situação dos CRAS em todo o Brasil e orientar decisões estratégicas para aprimorar o atendimento às comunidades. “O RMA é primordial para se ter uma compreensão abrangente da Situação dos CRAS nos municípios brasileiros. Pois fornece dados essenciais que orientam decisões estratégicas para aprimorar o atendimento às comunidades, permitindo que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência  Social, Família e Combate à Fome desenvolva políticas públicas mais eficazes”.

A equipe da gestão do SUAS destacou a importância desse registro, enfatizando que muitas informações seriam perdidas se não fossem devidamente documentadas. “O CRAS desempenha um papel crucial ao documentar e registrar todos os detalhes dos atendimentos e acompanhamentos das famílias assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), pois serve como base para a compilação de dados a nível nacional”, informou a técnica da gestão do SUAS, Cleane Melo.

Nayara Januário, diretora da gestão do Sistema Único de Assistência Social no município, explicou que o objetivo da capacitação era alinhar a interpretação das informações entre técnicos e coordenadores. Ela ressaltou que, devido à possibilidade de interpretações divergentes, é crucial evitar dados inconsistentes, que podem surgir de diferentes entendimentos do formulário. Apesar de sua simplicidade, alguns itens no formulário podem propiciar equívocos, justificando a necessidade de alinhamento para garantir a precisão e consistência nas informações lançadas.

O curso iniciou com atividades teóricas, seguidas por práticas, nas quais cada coordenador e técnico realizou um passo a passo. Eles acessaram o sistema em seus próprios celulares, permitindo que as informações fossem prontamente disponíveis na palma da mão de maneira ágil.

O Registro Mensal de Atendimentos, de janeiro a dezembro de 2023, dos CRAS Bacuri, Bom Jesus, Cafeteira, Santa Lúcia, Santa Rita e Coquelândia, registraram os seguintes números em relação ao volume de famílias acompanhadas pelo PAIF; atendimentos individualizados e coletivos realizados nos CRAS.

Famílias em acompanhamentos pelo PAIF:

• Total de famílias em acompanhamento pelo PAIF - 12.514

Perfil das novas famílias inseridas em acompanhamento no PAIF, no mês de referência:

• Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família - 215

• Famílias com membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) - 19

Atendimentos individualizados realizados no CRAS:

• Total de atendimentos particularizados realizados no mês de referência - 99.727

• Famílias encaminhadas para inclusão no Cadastro Único - 6.104

• Famílias encaminhadas para atualização cadastral no Cadastro Único - 13.004

• Indivíduos encaminhados para acesso ao BPC - 3.160

Atendimentos coletivos realizados no CRAS:

• Crianças de 0 a 6 ano sem Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - 561

• Crianças/adolescentes de 7 a 14 anos em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - 2.059

• Adolescentes de 15 a 17 anos em Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos - 695

• Adultos entre 18 e 59 anos em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - 1.725

• Idosos em Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para idosos - 1.373

• Pessoas com deficiência, participando dos Serviços de Convivência ou dos grupos do PAIF - 139

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »