MENU

26/01/2024 às 18h14min - Atualizada em 26/01/2024 às 18h30min

Aberta chamada de autoras e autores para o segundo volume do livro “O papel de O Progresso”

Alan Veras
Foto: Divulgação
 
Está aberta, até o dia 5 de maio, a submissão de artigos para participação do segundo volume do livro “O papel de O Progresso”. A manifestação de interesse deve ser solicitada por e-mail (gehlen.m @gmail.com) até 29 de fevereiro. Organizado pelos professores Marco Antônio Gehlen, Marcos Fábio Belo Matos e Marcus Túlio Borowiski Lavarda, o livro busca reunir novos artigos que discutam e estudem sobre um dos periódicos mais antigos da cidade de Imperatriz.

Com circulação desde a década de 1970 e significativa atuação regional, O Progresso, segundo o professor Marco Antônio Gehlen, é o único jornal diário impresso ainda em atividade em Imperatriz. “Como veículo de comunicação e por toda essa trajetória, ele se torna um jornal muito expressivo e relevante para o imaginário local, que contou, durante todas essas décadas, a história da Região Tocantina, do Bico da Papagaio, e isso favorece que ele seja um motivo, um tema muito relevante para o curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz”, explicou Gehlen.

O primeiro volume, publicado em 2023 pela Editora da UFMA (EDUFMA), reuniu doze artigos produzidos por 25 pesquisadores, fruto de uma ideia que nasceu em 2019, como forma de reunir o conjunto de pesquisas desenvolvidas no curso e de homenagear o cinquentenário do jornal, que se deu em 2020. No entanto a ideia enfrentou atrasos devido à pandemia, culminando na publicação somente em 2023. Após o primeiro livro, o professor Gehlen ressalta que ficou evidente um grande corpo de pesquisa, surgindo assim a ideia do segundo volume. 

“Nessa nova edição, temos o objetivo de reunir os novos estudos, já que a primeira reuniu artigos mais antigos do nosso curso, os primeiros estudos sobre O Progresso, e temos muitos artigos que foram feitos recentemente. Então este ano lançaremos o segundo volume, e a ideia é que, ano que vem, quando o jornal completará 55 anos, possivelmente, façamos uma edição especial impressa comemorativa reunindo os dois volumes”, pontuou.

Serão aceitos artigos da área de comunicação ou correlatas que tenham como objeto de pesquisa o jornal O Progresso. Não é necessário que sejam artigos inéditos, sendo aceitos trabalhos já publicados em outros locais, podendo ser de autoria única ou assinado por diversos autores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »