MENU

23/01/2024 às 17h41min - Atualizada em 23/01/2024 às 17h45min

Equatorial orienta a população sobre cuidados com energia elétrica no período chuvoso

Distribuidora compartilha dicas de segurança para evitar incidentes com a energia elétrica

Da Assessoria
Imprensa / Equatorial Maranhão
Em caso de chuvas com raios e trovões, retire das tomadas todos os equipamentos eletrônicos - Foto: Divulgação
 
Os primeiros meses do ano são marcados pelas intensas chuvas no Maranhão. Diante desta realidade, é necessário que a população intensifique os cuidados, pois nesse período é comum a grande incidência de descargas atmosféricas, além do acúmulo da água da chuva que pode ocasionar alagamentos em casas e ruas, aumentando o risco de choques elétricos.  

Com objetivo de prevenir e minimizar incidentes dessa natureza, a Equatorial Maranhão compartilha algumas dicas de segurança para serem aplicadas no dia a dia. O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, alerta para a necessidade de redobrar os cuidados dentro e fora de casa. “Se tratando de energia elétrica, os riscos são maiores no período chuvoso, já que a água conduz energia elétrica, o que eleva os riscos de acidentes. Caso a chuva cause inundação na residência, atingindo o nível próximo das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente para evitar acidentes e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão das instalações antes de ligar novamente os disjuntores. Não devemos utilizar equipamentos elétricos molhados ou em locais inundados, ou mesmo estando com o corpo molhado, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico”, orientou Gabriel.

O especialista destacou ainda, que de acordo com os dados de 2020 do INPE (Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. “Com isso, em situações de temporais com raios deve-se evitar ficar em áreas descampadas sob chuva, não ficar debaixo de árvores, próximos a postes e estruturas metálicas, deve-se procurar um local seguro e abrigado”, complementa Gabriel.

Logo, durante o período chuvoso, também é essencial se manter vigilante aos possíveis danos nas redes elétricas. Se observar algum cabo ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Se possível, isole o local e informe à Equatorial Maranhão por meio da Central 116, detalhando o local com ponto de referência para facilitar a localização. Já em casos de acidentes com energia, acione também o Corpo de Bombeiros, pelo 193 e chame uma ambulância, pelo 192. 

Mais orientações de segurança da Equatorial para o período chuvoso:
  • Em caso de tempestades com raios e trovões, retire das tomadas os equipamentos;
  • Lembre-se também de não realizar nenhum tipo de manutenção ou instalação elétrica nos momentos de fortes chuvas, adie para um momento melhor; 
  • Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;
  • Ao volante, os motoristas precisam ficar atentos e dirigir com cautela, pois essa é a melhor solução para prevenção de acidentes de trânsito. Ligue os faróis, reduza a velocidade, tenha bastante cuidado, principalmente em estradas, e pratique sempre a direção defensiva. Acidentes de trânsito com quebra de postes podem ser graves ou fatais, além de causar sérios transtornos nas áreas atingidas, como falta de energia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »