MENU

15/01/2024 às 17h18min - Atualizada em 15/01/2024 às 17h30min

Imperatriz terá simpósio sobre hanseníase

Evento será realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre os dias 23 e 25 de janeiro, no período da manhã e tarde

Luana Barros - Ascom
Tema da programação é “Uma mancha, várias hipóteses”. Evento ocorre em alusão à campanha Janeiro Roxo. - Foto: Divulgação
 
Em alusão à campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realiza Simpósio Municipal de Enfrentamento à Hanseníase, com tema “Uma mancha, várias hipóteses”. Evento será realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre os dias 23 e 25 de janeiro, no período da manhã e tarde.

Nas palestras e mesas redondas serão abordados os temas: Série histórica e casos notificados e tratados em Imperatriz, nos últimos cinco anos (dados epidemiológicos); Aprendendo a diagnosticar Hanseníase; Hanseníase e diagnóstico laboratorial: quando e qual devo solicitar?; A evolução do diagnóstico laboratorial nos últimos anos; Identificando casos de hanseníase em menores de 15 anos; A importância da avaliação dos contatos.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, dá informações sobre dados da doença em Imperatriz. “Em 2023, tivemos 107 novos casos e 123 pessoas em tratamento. Todo o tratamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde, desde o diagnóstico até a alta. Somente em casos de reações ao medicamento ou diagnóstico de menores de 15 anos é que os pacientes são tratados no Ambulatório de Dermatologia Sanitária, que também é um setor mantido pela  Prefeitura, e funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, assim como o Programa de Controle da Hanseníase”.

A coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Gisely Vieira, explica que “a hanseníase atinge a pele e os nervos e é transmitida através da respiração de uma pessoa doente, sem tratamento, para outra, durante o convívio diário e prolongado. Mas ela tem cura e o tratamento é fornecido pelo SUS, com duração de até doze meses”.

Evento terá como palestrantes: Médicas Audicleya Lima, Rosana Leão, Paulo Erivan e Pedro Júlio e os enfermeiros Francisco Cutrim, Francisca Jacinta e Juliana Oliveira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »