MENU

10/01/2024 às 16h32min - Atualizada em 10/01/2024 às 16h45min

Campanha Janeiro Branco é aberta em Imperatriz

Evento foi realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil

Luana Barros – Ascom
A programação da campanha Janeiro Branco representa a importância do cuidado com a mente para uma vida plena e saudável. - Foto: Edmara Silva
 
Nesta quarta-feira (10), completando 10 anos da Campanha Janeiro Branco no Brasil, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou abertura da programação em Imperatriz.

Solenidade foi promovida no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e apresentou o tema “Saúde Mental enquanto há tempo” e o lema “Cuidado com o bem-estar mental, desconstruindo tabus relacionados à saúde emocional”. Agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, participaram do evento que contou ainda com apresentação cultural de crianças do Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Vila Vitória. 

Presente na abertura, a secretária de Saúde, Doralina Marques, falou sobre a prevenção e os cuidados com a saúde emocional. “Devemos olhar nosso próximo com carinho e perceber suas necessidades, promovendo um olhar solidário, procurando acolher e deixando de lado os estigmas. A programação da campanha Janeiro Branco representa a importância do cuidado com a mente para uma vida plena e saudável”.

O coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clézio, explicou que em Imperatriz são mais de 10 mil pacientes em tratamento. “Temos atualmente 10.428 prontuários ativos, de pacientes em tratamento na nossa rede, que é composta pelos dispositivos: Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, CAPS Álcool e Drogas e o CAPS III, Ambulatório de Saúde Mental e a Residência Terapêutica”.

Durante a manhã, a psiquiatra Lais dos Reis ministrou palestra sobre “Cuidados e Bem-estar relacionados à Saúde Mental”.

No período da tarde do dia 10, e nos dias 11 e 12, serão realizadas capacitações com os profissionais da rede: Alberto Clézio, James Henrique, Ellen Thaís França, Giovana de Almeida Queiroz, Francymário Cardoso Dias, além das moderadoras dos momentos de perguntas Celia Cirqueira (CAPS III), Ana Caroline (CAPS AD), Iara Alves (CAPS AD), Iodete (CAPS III), Josinê Maria (CAPS - IJ) e Cristine Welke (CAPS AD), Claudia Malcher (CAPS III) e Ana Paula (AMB).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »