MENU

08/01/2024 às 17h34min - Atualizada em 08/01/2024 às 17h45min

Vamos fazer um detox?

Ludmila Pereira
Ludmila Pereira - Foto: Divulgação
É ano novo e passada a temporada de festividades de final de ano e de toda comilança do período, muitos começam agora as infinitas promessas e metas de buscar por mais saúde nos próximos 365 dias. 

De uns anos para cá, sempre após “chutar o balde” – vulgo quebrar a dieta –, principalmente após grandes períodos de má alimentação e excesso de bebidas alcoólicas e açucaradas, tornou-se muito comum as pessoas buscarem “pílulas mágicas” na tentativa de neutralizar os excessos cometidos. E foi justamente por causa disso que surgiu o “detox”. 

A ideia inicial se deu através de sucos de frutas, verduras, legumes e especiarias, batidos no liquidificador e tomados sem coar e sem adoçar. 

A promessa é de que esses sucos “milagrosos” iriam desintoxicar o corpo, mandariam embora toxinas e impurezas, fazendo com que ele trabalhe melhor. 

Essa moda do “suco detox” literalmente virou uma febre e passou a fazer parte da rotina das pessoas em inúmeras situações semelhantes às que citei. 

Nada contra tomar esses preparos. Inclusive, eu incluo bebidas semelhantes em planos alimentares de meus pacientes. São saudáveis, fornecem vitaminas e minerais, geram saciedade, aumentam consumo de líquidos, tem antioxidantes, enfim, há inúmeros benefícios. 

Mas jamais podemos vender a ideia de que uma bebida vai fazer o trabalho que o nosso fígado e rins devem fazer. Isso mesmo que você leu, caro leitor: esses órgãos já fazem esse trabalho de desintoxicação do nosso corpo. 

Óbvio que após longos períodos de uma alimentação ruim associado ao sobrepeso que é presente na maioria das vezes, há um corpo inflamado com órgãos trabalhando mal e de forma sobrecarregada. Então, quanto mais água e “comida de verdade” – frutas, verduras e legumes – for consumida, melhor. Mas tudo isso, como dito, é contexto. É uma alimentação saudável por completo e não isoladamente através de sucos e suas promessas. 

E aí, vamos fazer um detox?

__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »