MENU

08/01/2024 às 17h23min - Atualizada em 08/01/2024 às 17h30min

Maternidade de Alto Risco de Imperatriz recebe placa do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança

SECOM
Foto: Francildo Falcão e Ricardo Zacheu
 
Como forma de reconhecimento pela importante conquista, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou à Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (Mari), na sexta-feira (5), a placa do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), do Ministério da Saúde.

Representando a SES, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, participou da solenidade. “Este selo reconhece que a maternidade segue os mais altos padrões de qualidade para as mães que fazem seus partos aqui na maternidade, mas principalmente para os bebês que nascem aqui na Mari. Estamos seguindo uma diretriz muito clara do governador Carlos Brandão de seguir zerando filas de cirurgias, mas também ampliando e melhorando cada vez mais a qualidade do serviço público”, frisou.

A Mari, unidade hospitalar gerenciada pela Emserh, recebeu o selo IHAC em fevereiro de 2023, certificando que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios que definem que o hospital é amigo da criança, como parto humanizado, direitos do contato pele a pele e amamentação do bebê na primeira hora de vida respeitados.

O selo IHAC é concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, cumprem a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL), dentre outros critérios. Além disso, as maternidades com essa certificação garantem um parto mais seguro, incentivam o aleitamento materno e fortalecem o combate à mortalidade materno infantil.

“O título Amigo da Criança e o Cuidado Amigo da Mulher se baseia nos 10 passos do aleitamento materno e a gente garante não só o direito de acompanhante para essa gestante, mas também toda a linha do cuidado, desde o aleitamento materno exclusivo, parto e ao pós-parto”, destacou Tassiana Brandão, diretora geral da Mari.

A técnica de enfermagem Isaura Sousa recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (5) após a realização do seu parto na Mari e fez questão e agradecer o atendimento. “Aqui é um hospital que tem uma boa assistência. Sou de alto risco, tenho trombofilia, fui muito bem acolhida e deu tudo certo, graças a Deus tive um excelente atendimento”, disse.
 
Hospital Amigo da Criança
Lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no início da década de 1990, o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que, entre outros critérios, cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, tenham cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto e garantam livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas.

Fazem parte dos objetivos do selo reduzir a morbimortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação, promover o Cuidado Amigo da Mulher, mobilizar e capacitar os profissionais de saúde para alterarem condutas que possam prejudicar a amamentação e levar ao desmame precoce, acabar com a distribuição de suprimentos gratuitos ou de baixo custo usados como substitutos do leite materno para as maternidades e hospitais e, ainda, cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL), que regula a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »