MENU

05/01/2024 às 17h51min - Atualizada em 05/01/2024 às 18h00min

Secretaria de Saúde divulga abertura da campanha Janeiro Branco em Imperatriz

Evento será dia 10 de janeiro, a partir das 8h, na Universidade Aberta do Brasil

Luana Barros - Ascom
Programação de abertura, durante a manhã, conta com credenciamento, apresentação cultural, fala das autoridades e palestra - Foto: Patrícia Araújo
 
Com tema “Saúde Mental enquanto há tempo” e lema “Cuidados com o bem-estar mental, desconstruindo tabus relacionados à saúde emocional”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), divulga atividade de abertura da campanha Janeiro Branco de 2024. Evento será dia 10 de janeiro, a partir das 8h, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em frente à Praça União.

Este é o mês é dedicado à conscientização e alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão, pânico, dentre outras.

Programação de abertura, durante a manhã, conta com credenciamento, apresentação cultural, fala das autoridades e palestra sobre “Cuidados e Bem-estar relacionados a Saúde Mental”, com a médica psiquiatra Laís dos Reis e momento de perguntas.

“Nós iremos ainda apresentar o levantamento epidemiológico do município por serviço e o cronograma do mês e as oficinas que serão promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), empresas e instituições de ensino”, informou o coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clézio.

No período da tarde do dia 10, e nos dias 11 e 12, serão realizadas capacitações com os profissionais da rede: Alberto Clézio, James Henrique, Ellen Thaís França, Giovana de Almeida Queiroz, Francymário Cardoso Dias, além das moderadoras dos momentos de perguntas Celia Cirqueira (CAPS III), Ana Caroline (CAPS AD), Iara Alves (CAPS AD), Iodete (CAPS III), Josinê Maria (CAPS - IJ) e Cristine Welke (CAPS AD), Claudia Malcher (CAPS III) e Ana Paula (AMB).

A secretária de Saúde, Doralina Marques, explica ainda as informações que serão abordadas durante as capacitações para os profissionais que atuam nesta área no município de Imperatriz. “Incluímos na programação de capacitação os temas envolvendo a apresentação da Rede da Atenção Psicossocial e o fluxograma em rede, a Linha de cuidados na Atenção Primária e na rede especializada em saúde mental. Reforço ainda que a nossa rede é uma das mais completas do estado e conta com vários serviços, além de uma equipe multiprofissional”.

Para quem precisa de atendimento, pode se dirigir a um dos dispositivos: Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, CAPS Álcool e Drogas e o CAPS III Renascer (ambos funcionam no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera), Ambulatório de Saúde Mental (Rua Amazonas, 520, Centro) e a Residência Terapêutica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »