MENU

02/01/2024 às 17h41min - Atualizada em 02/01/2024 às 17h45min

Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz abre inscrições para escolha de novos integrantes

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
Estão abertas as inscrições para novos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), visando o preenchimento de quatro vagas. As inscrições deverão ser realizadas das 18h00 do dia 02 de janeiro de 2024 até às 23h00 do dia 12 de fevereiro de 2024, exclusivamente pelo e-mail do IHGI: [email protected]

Os interessados devem também enviar as seguintes informações: nome completo, endereço, telefone/WhatsApp e e-mail para contato. Devem ser encaminhados ainda os seguintes documentos:  RG e CPF digitalizados; Comprovante atualizado de endereço (conta de energia, água ou telefone etc); Currículo com comprovação de atividades realizadas nas áreas da História, Geografia, Cultura, Patrimônio (material, imaterial e natural) e/ou Memória (capacitações feitas, publicações, pesquisas, eventos etc) e seus comprovantes (documentos, links, fotografias etc), relativos aos últimos 3 anos (2020 a 2023).

O que é o IHGI?
O Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz é instituição sem fins lucrativos, que promove, com apoiadores, ações nas áreas de História, Geografia, Antropologia, Arqueologia, Patrimônio Histórico, Memória, Museologia, Arquivologia e Documentação, Meio Ambiente, Cidadania, Educação e Ciências e conhecimentos afins, voltados, especialmente, para o município de Imperatriz e região.

Foi idealizado por escritores, pesquisadores e professores, entre outros profissionais, em fevereiro de 1989. Em maio de 2023, a ideia foi novamente retomada com a eleição da atual diretoria, tendo como presidente a professora Roseane Arcanjo Pinheiro, para o período de 2023 a 2025.

O IHGI realizou, desde o ano passado, eventos, como as rodas de conversas, para valorizar pesquisas de seus integrantes e divulgar esses estudos para a sociedade. O instituto inscreveu três projetos no Edital da Lei Paulo Gustavo (Prefeitura Municipal) e os mesmos foram aprovados na primeira etapa.  A finalidade é lançar livros e realizar um evento sobre a emancipação política de Imperatriz. A Diretoria também realizou reuniões ampliadas e itinerantes em locais históricos da cidade ao longo do ano passado, como a Câmara Municipal, Paróquia de Santa Teresa d’Ávila, Uemasul, Academia Imperatrizense de Letras, Universidade Federal do Maranhão, entre outros, para mostrar a relevância dos lugares de memórias da cidade.

Mais informações
“Convidamos as pessoas que tiverem o perfil solicitado no edital, ou seja, que tenham feito atividades comprovadas em defesa do patrimônio cultural nos últimos 3 anos, para se inscreverem. Assim, caso escolhidas, somarão esforços conosco em atividades de grande importância para a comunidade e em novos projetos culturais que estamos organizando”, afirma a presidente do instituto, Roseane Arcanjo. Mais informações sobre o edital para novos membros do IHGI podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e pelo Instagram da entidade, @ihgi.itz.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »