MENU

26/12/2023 às 18h34min - Atualizada em 26/12/2023 às 18h45min

Obras, valorização dos profissionais e campanhas de prevenção marcam as ações da Saúde em 2023

A cidade ganhou investimentos, a exemplo da construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a Oficina Ortopédica

Luana Barros - Com colaboração de Maria Almeida
O CER e a Oficina Ortopédica estão sendo construídos no bairro Jardim das Oliveiras e serão entregues nos próximos meses. - Foto: Edmara Silva
 
A saúde de Imperatriz tem apresentado melhorias e os serviços têm sido ampliados. Avanços são percebidos nas obras e na resolução das demandas da cidade, que atende mais de um milhão e 300 mil habitantes, de mais de 40 municípios da região, através da pactuação dos serviços.

O município ganhou novas obras, a exemplo do início da construção de duas novas unidades: Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Oficina Ortopédica. Outras iniciativas se destacam, como: Pacto Municipal contra a Síflis Congênita, aprovação da Lei de Incentivo Financeiro Adicional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias e lançamento do Programa de Proteção de Promoção da Dignidade Menstrual. Ações são fruto do compromisso da gestão do prefeito Assis Ramos e da secretária Doralina Marques, que está à frente da Secretaria de Saúde.

Em maio, o governador Carlos Brandão destinou ao município de Imperatriz duas ambulâncias. Uma unidade móvel foi enviada à base descentralizada do SAMU de Coquelândia, na Estrada do Arroz, resultado de solicitação da deputada Janaina Ramos. A outra ambulância foi para os atendimentos na zona urbana, fruto de indicação do deputado Rildo Amaral. Solenidade de entrega foi realizada no início de junho, com a presença do prefeito Assis Ramos, na base do Samu no Centro da cidade e na base da zona rural. 

CER
“Em julho executamos a ordem de serviço para construção do CER. Unidade será a primeira da região e oferecerá serviços para Imperatriz e outras cidades pactuadas, como: habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências. Atendimentos serão realizados de maneira individual, em grupo e acompanhamento às famílias, com abordagem transdisciplinar”, explicou Doralina Marques.

O Centro contará com especialidades: Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras.

Oficina Ortopédica
Em setembro, foi assinada ordem de serviço para construção da primeira Oficina Ortopédica da região e a obra já está em andamento. Unidade será uma fábrica de órteses, próteses e materiais especiais, onde serão confeccionadas sob medida: cadeiras de rodas, bengalas, muletas, coletes e próteses para membros inferiores e superiores, dentre outros produtos ortopédicos. Tanto o CER, quando a Oficina Ortopédica, estão localizados no bairro Jardim das Oliveiras, em Imperatriz.

Lei de Incentivo Financeiro Adicional para os ACS e ACE
Em outubro, foi aprovada a Lei de Incentivo Financeiro Adicional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Projeto de Lei é de autoria do Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde. Objetivo é reconhecer o trabalho destes profissionais nos programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica, além do estímulo para fortalecimento dos serviços de saúde.

Piso enfermagem
O município de Imperatriz apresentou em setembro, à Câmara de Vereadores, o projeto de lei que trata sobre autorização de parcela salarial complementar para equiparar a remuneração dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras ao piso nacional da categoria, previsto na Lei Nacional nº 14.434/2022. Após aprovação dos vereadores, documento foi assinado pelo prefeito Assis Ramos e os profissionais receberam os valores em suas contas. A conquista representou um passo significativo após mais de 10 anos de luta dos profissionais. 

Pacto Municipal contra Sífilis Congênita
Já em novembro, foi realizado o Pacto Municipal contra Sífilis Congênita, para treinar as equipes sobre a busca ativa, manejo e prevenção de novos casos da doença. Ação promove a sensibilização sobre a sífilis, que é uma doença sexualmente prevenível, cujo teste rápido e tratamento estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Condição pode deixar sequelas irreversíveis em crianças, em adultos e pode até levar à morte.

Programa da Dignidade Menstrual
Também em novembro, a Secretaria de Saúde promoveu o lançamento do Programa de Proteção de Promoção da Dignidade Menstrual. Ação beneficia especialmente estudantes de escolas públicas de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social extrema, além daquelas recolhidas no sistema penal e em medidas socioeducativas.

Atendimento em horário estendido
Para facilitar o acesso aos serviços da Atenção Primária, foi ampliado o atendimento em determinadas Unidades Básicas de Saúde, que passaram a funcionar em horário estendido: Milton Lopes, Vila Lobão, Cafeteira, Maria Aragão, Bom Jesus, Santa Rita, São José, Conjunto Vitória, Juçara, até 19h.

Prevenção
Com o tema “Amamentação: Nutrição para o futuro”, a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (Semus), por meio da Atenção Primária, realizou a campanha Agosto Dourado, para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Ações foram desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros da cidade, com palestras, atividades educativas e encontros por todo o mês.

“Se você precisar, peça ajuda”, foi tema das ações da campanha Setembro Amarelo deste ano. Alberto Clésio, coordenador da rede de saúde mental, deu mais detalhes sobre as atividades. “Nossas ações de mobilização estiveram focadas na prevenção e orientação em relação às doenças mentais para a população em escolas, comunidades, igrejas, unidades de saúde, CRAS e CREAS”.

Com tema, “Unidas pela prevenção”, foi realizada a campanha Outubro Rosa. Foco na conscientização sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama. “Durante todo o mês desenvolvemos ações em UBS’s, palestras educativas, aumento na oferta de exames e atendimentos. Com alta incidência no Maranhão e no Brasil, o câncer de mama ainda é a causa de morte de milhares de mulheres”, explicou Keillane Marinho, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher.

Em Imperatriz, no ano de 2022, só na rede municipal, 103 foram diagnosticadas com câncer de mama e 70 com câncer de colo uterino. Em 2023, de janeiro a setembro, foram diagnosticadas pela rede municipal, 60 casos de câncer de mama e 50 de colo uterino.

Com foco no cuidado da saúde integral do homem, a campanha Novembro Azul deste ano teve como tema: “Ser o super-homem é só uma fantasia. O homem real se cuida”. O foco é quebrar o preconceito e estimular os homens para fazerem acompanhamento contínuo de saúde, com exames de rotina e consultas periódicas.

Com tema “Você não é qualquer um”, as ações da campanha Dezembro Vermelho chamaram a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. É um mês de luta contra a AIDS. Neste ano, o tema é “Você não é qualquer um. Vista-se de prevenção”.

Para 2024, está no planejamento a continuidade das obras, melhorias e ampliação dos serviços tanto na Atenção Primária, na média e alta complexidade, como é o caso das unidades hospitalares.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »