MENU

22/12/2023 às 23h02min - Atualizada em 22/12/2023 às 23h15min

Infeliz Natal e Ano Novo

Mario Eugenio
O Natal e o Ano Novo deveriam ser momentos felizes e de união, afinal somos animais sociais, mas muita gente vive um aumento acentuado de depressão e ansiedade, uma infelicidade interior e difícil, conforme relatou a University College London (UCL) e foi divulgado na Patient UK nos últimos dias.

A maioria das pessoas participa das celebrações e rituais anuais de Natal e Ano Novo, que incluem a reflexão sobre o ano que passa e o que chega e a tomada de resoluções para o futuro. Embora essa tradição possa ser agradável, há muitas razões pelas quais ela pode deixar muita gente deprimida.

Para quem é vulnerável à depressão, o Ano Novo é o período mais sombrio do ano, com o dia de Ano Novo caindo perto do dia mais curto e da noite mais longa. O inverno do hemisfério norte pode fazer com que algumas pessoas experimentem transtorno afetivo sazonal (SAD), às vezes chamado de depressão de inverno. Isso ocorre quando a falta de luz solar desencadeia mudanças em hormônios cerebrais. Esse não é o problema de quem vive no Brasil.

Além disso, o período é muitas vezes preenchido com muitas expectativas, reflexões e resoluções de Ano Novo. Reinventar-se no ano novo pode parecer uma coisa positiva a fazer, mas pode afetar negativamente a saúde mental.

A solidão é também aumentada neste período quando há expectativa de passar tempo com a família e amigos. Isso pode afetar muitas pessoas, especialmente as mais velhas porque muitas vivem sozinhas. Além disso, esta época do ano traz de volta memórias de tempos mais felizes e pessoas que faleceram. A Age UK estima que quinhentas mil pessoas idosas no Reino Unido sentem-se sozinhas no fim de ano.
E um calendário cheio de eventos sociais de fim de ano também pode afetar negativamente a saúde mental. Uma série de obrigações sociais pode facilmente levar ao esgotamento do Natal e causar estresse financeiro.

E para piorar, o álcool, que está muito enraizado dentro de nossa cultura, de reuniões familiares a festas no trabalho. O álcool não é bom para quem já têm tendência à depressão ou ansiedade, pois pode tornar esses sentimentos muito piores. Para muitos, mesmo aqueles que não são vulneráveis, muito álcool pode levar à exaustão física e mental.

A festividade de fim de ano é um desafio para aqueles que lidam com a perda de um ente querido. As tradições e memórias associadas à temporada podem tornar o luto ainda mais desgastante durante o Natal.

O que os cientistas não falam é que o consumismo está deslocando a religião séria, substituindo por bens materiais e a busca de prazeres fáceis que não preenchem a alma nos shoppings centers, os novos templos dos homens de pouca fé.

A felicidade, verdadeira motivadora de saúde mental, advém da busca de bens imateriais de pouco custo em Igrejas regidas por homens honestos, não gananciosos, nem avarentos, que encontram a alegria das orações bem rezadas, dos cantos cheios de encantos, não necessariamente gregorianos, nas celebrações e meditações daquele que nasceu com um objetivo claro: fazer nascer o amor! Nasceu o salvador, é Natal, um tempo para ser feliz de corpo, alma e divindade.

Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano
_________________________________________________________________________________________
 *Mario Eugenio Saturno  (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »