MENU

20/12/2023 às 17h20min - Atualizada em 20/12/2023 às 17h30min

Meio Ambiente chega a 192 ações e mais de 6 mil mudas doadas em 2023

Atividades são desenvolvidas pelos setores de Educação Ambiental e áreas protegidas e paisagismo da Semmarh

Léo Costa
Ascom
Ações contam também com palestras em escolas e empresas visando conscientizar as pessoas sobre os cuidados ambientais - Fotos: Arquivo
 
Finalizando o ano de 2023, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), faz balanço positivo das ações desenvolvidas pelos setores de educação ambiental e áreas protegidas e paisagismo. De acordo com relatório, foram desenvolvidas 192 ações, incluindo projetos de educação ambientais, Dia D de Educação Ambiental, blitz urbanas, palestras em escolas e empresas, vistorias de Poda e Corte de árvore e 6.110 de árvores nativas e frutíferas plantadas e doadas.

“A Educação Ambiental é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. Ela representa importante estratégia como forma de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a responsabilidade de cada um diante da preservação do meio ambiente e a gestão municipal, através da Semmarh, tem desenvolvido diversas ações visando conscientizar a população e capacitar as próximas gerações a se tornarem cidadãos conscientes e comprometidos com o cuidado do nosso planeta.”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Segundo a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, “os números reforçam o compromisso que o município tem com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis, contribuindo para a construção de um futuro mais saudável, consciente e fortalecendo os cuidados com a preservação ambiental”, explica a engenheira. 

Foram oito projetos desenvolvidos: Água é vida “Proteger Nascentes é Garantir a Preservação do Rio Tocantins”; Semana do Meio Ambiente “Direito de ter, dever de cuidar”; A gente faz Coleta Seletiva; Plano de Arborização Urbana e Paisagismo; Maranhão Sem Queimadas; Dia da árvore “Cultive áreas verdes e invista no futuro do planeta”; Dia do Rio; Novo trilho. Com as seguintes ações:

Durantes as ações foram realizadas oito blitz urbanas, em pontos estratégicos da cidade, desenvolvendo a educação ambiental com conversas educativas com a população, distribuição de panfletos e lixeira de câmbio de carro “lixo car”. Foram Oito ações do Dia D de Educação Ambiental, com doação de mudas de árvores, distribuição de panfletos e lixeira de câmbio de carro “lixo car” e exposição de banners educativos, em espaços públicos. Também tiveram 41 palestras relacionadas à preservação do meio ambiente em Escolas e Empresas. Foram 2.212 (dois mil e duzentos e doze) mudas plantadas, entre ornamentais, frutíferas e arbóreas, em diversos pontos da cidade, em ações de educação ambiental e pela equipe de paisagismo, além de manutenção de áreas verdes. Com 3.898 (três mil e oitocentos e noventa e dois) mudas de plantas doadas para população diretamente do viveiro municipal, em ações de educação ambiental. Executaram 127 (cento e vinte e sete) vistorias de Poda e Corte de árvore, a fim de autorizar o procedimento em conformidade com a legislação. 

Paisagismo dos seguintes locais: Praça Raimundo Gomes Filho, no povoado Petrolina; canteiros na BR-010, na Avenida Newton Belo e no Jardim Tropical; Novo trilho (Bairro Itamar Guará); Escola Municipal Maria Evangelista.

Manutenção periódica, realizando os tratos culturais necessários das seguintes áreas: canteiros da BR-010; Praça do Bispo; canteiros centrais da Avenida Pedro Neiva de Santana; canteiro central em frente a FACIMP; SINFRA; Viaduto; Beira Rio; Avenida 15 de Novembro; Praça da União; Complexo Barjonas Lobão; Complexo Carlos Gomes de Amorim; Praça Mary de Pinho; Praça do Curió; Hospital Socorrinho; Calçadão do 50 Bis; Canteiro central do Bairro Parque Alvorada; Sede da Prefeitura de Imperatriz; Praça da Bíblia; Praça da Cultura; Panelódromo; Praça do Bairro Habitar Brasil; Canteiros centrais do bairro Recanto Universitário; Canteiro central da Rua Euclides da Cunha, atrás do Imperial Shopping; Limpeza das fontes: Praça Mary de Pinho, Praça da Cultura e Praça da Bíblia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »