MENU

14/12/2023 às 16h57min - Atualizada em 15/12/2023 às 17h00min

Jornalista imperatrizense é eleita delegada da 4ª Conferência Nacional de Juventude que acontecerá em Brasília

Ascom/UEMASUL
Foto: Divulgação
    
A jornalista e Assessora de Comunicação, Lorena Guimarães marca presença na 4ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece em Brasília. Inciada ontem, o evento será finalizado no próximo domingo, 17. Selecionada como delegada por meio da etapa digital na plataforma Brasil Participativo, que avaliou projetos de todo o Brasil, Lorena se junta a centenas de jovens entre 15 e 29 anos de idade de diversas partes do país para debater questões cruciais da juventude brasileira.

A proposta apresentada pela jornalista imperatrizense ficou entre as 60 mais votadas num universo de 2.288 projetos inscritos.

Seu projeto visa a criação de um departamento para arborização de bairros pobres, que auxilie os moradores com instruções sobre o plantio adequado de mudas, e será apresentado e avaliado no evento.

“A ideia é que os municípios criem superintendências ligadas às secretarias de meio ambiente, com equipes capacitadas para analisar as residências de bairros pobres, a fim de sugerir as possibilidades de arborização para cada residência, realizar o plantio e orientações do cultivo. Aumentando assim o conforto térmico dos bairros, e auxiliando no combate a crise climática, já que arborização nas grandes cidades brasileiras é um privilégio de bairros ricos” - detalha Lorena. 

Para a jornalista a participação popular na elaboração de políticas públicas é fundamental. “É uma grande honra participar da retomada desse mecanismo tão importante que é a conferência. Também fico muito feliz pelos votos recebidos e por poder contar com todos que se empenharam comigo. Espero juntar toda a minha bagagem de vida e conhecimento para representar muito bem os meus dois estados, o Goiás que é minha terra natal e o Maranhão do meu coração, porque afinal estaremos lá em busca de condições melhores para a juventude do Brasil todo”, ressalta.

 

Sobre a conferência

A Conferência Nacional que acontece esta semana é a última etapa de um longo processo de organização de conferências municipais, regionais, livres, territoriais e digitais. Organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por intermédio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o evento conta com atividades culturais, exposições e plenárias focadas nos eixos do Estatuto da Juventude e em outras temáticas relevantes para os jovens brasileiros. Além disso, as propostas segmentadas por eixo temático serão discutidas e votadas pelos delegados durante esta etapa nacional.
O evento foi criado em 2008, e marca um espaço significativo de diálogo e formulação de políticas direcionadas aos jovens. As edições seguintes aconteceram em 2011 e 2015. O evento retorna agora, após sete anos sem realização.

 

Sobre a jornalista

Lorena Marques Guimarães tem 24 anos, reside em Imperatriz desde 2018 e é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já atuou em redações de TV, como produtora e repórter e atualmente exerce a função de Assessora de Comunicação  da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »