MENU

13/12/2023 às 17h33min - Atualizada em 13/12/2023 às 17h45min

Mitsubishi entrega robô industrial conquistado por alunos do SENAI em cerimônia especial em Imperatriz

Na categoria ensino técnico, a equipe levou a melhor com projeto voltado para área de automação

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Foto: Comunicação / Sistema FIEMA
 
Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, representantes da Mitsubishi Electric estarão em Imperatriz para uma cerimônia especial de entrega de um robô industrial, fruto da notável conquista alcançada por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da cidade. O feito ocorreu durante a competição educacional MECA Brasil, realizada em novembro, em São Paulo, onde a equipe do SENAI Imperatriz se destacou pela excelência em criatividade e inovação.

A competição MECA Brasil é reconhecida internacionalmente por sua abordagem desafiadora e pela ênfase na aplicação prática de projetos nas áreas de engenharia e automação industrial, utilizando produtos da renomada Mitsubishi Electric.

A equipe vencedora, composta por Alan Rodrigues, João Vitor Moreira da Silva e Luís Gustavo Pereira Barros, sob a orientação do instrutor do SENAI, Oberdan da Conceição Costa, obteve o primeiro lugar na categoria Ensino Técnico com o projeto “Aplicação de IoT em um sistema de manufatura automatizado para indústria 4.0”.

O projeto desenvolvido pelos alunos de Imperatriz se destacou entre os participantes, garantindo a eles o primeiro lugar na competição. A conquista demonstra o comprometimento dos estudantes, que agora serão reconhecidos e recompensados com a entrega oficial do robô industrial.

A cerimônia contará com a presença de representantes da Mitsubishi Electric e será realizada no SENAI Imperatriz. O reconhecimento não se limita apenas à entrega do robô industrial, mas também destaca a importância da educação técnica e do estímulo à inovação na formação dos futuros profissionais.

 MAIS INFORMAÇÕES – O projeto inovador desenvolvido pelos alunos do SENAI-MA consiste em uma esteira que realiza a seleção de materiais utilizando sensores, destacando-se pela incorporação da Internet das Coisas (IoT) no processo. A IoT monitora a planta industrial da Mitsubishi, efetuando a separação dos insumos e possibilitando a geração de relatórios instantâneos acessíveis por meio de aplicativos, inclusive via celular.

A competição da Mitsubishi foi dividida em três fases, começando com o envio de projetos sob o tema “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil”. Os projetos foram criteriosamente avaliados pelo comitê organizador e os selecionados partiram para a construção de protótipos. Cada equipe recebeu conjuntos de produtos selecionados e doados pela Mitsubishi Electric para desenvolver suas soluções. Além do reconhecimento pelo primeiro lugar, os estudantes maranhenses premiados receberam notebooks individuais e a chance de realizar um estágio de férias no escritório local da Mitsubishi Electric em Barueri (SP).
 
PROGRAMAÇÃO
15h - 17h

·Palestra sobre carreiras - Representante da Mitsubishi Electric

·Fala dos alunos sobre o Projeto MECA

·Premiação (entrega do robô industrial)

19h - 20h

·Mesa redonda SENAI + Mitsubishi (Soluções em automação para as indústrias locais com a presença de empresários e indústrias da região)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »