MENU

11/12/2023 às 18h16min - Atualizada em 11/12/2023 às 18h30min

Alunos da Educação de Jovens e Adultos participam de Encontro Literário

Iniciativa contou com o lançamento dos livros “Vozes da EJA: experiências e vivências em sala de aula” e “Poemabetizar”

Letícia Holanda - Ascom
Além das apresentações culturais dos alunos, com música, jogral, peça teatral e diálogo de experiências sobre os desafios na escola - Fotos: Patrícia Araújo
 
As escolas municipais Núcleo Santa Cruz, Mariana Luz, Tia Emília, Paulo Freire e Madalena de Canossa realizaram o 1º Encontro Literário Vozes da EJA: relatos, poesias e canções para estudantes das turmas da Educação de Jovens e Adultos. Iniciativa ocorreu na sexta-feira (08), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene.

Atividade contou com apresentações culturais dos alunos, com música, jogral, peça teatral e diálogo de experiências sobre os desafios no ambiente escolar.

Na programação, houve o lançamento e divulgação dos livros “Vozes da EJA: experiências e vivências em sala de aula”, idealizado pela professora Suzana Oliveira Batista, da Escola Núcleo Santa Cruz e “Poemabetizar”, dos professores Wagner Costa e Polyana Sousa, da Escola Mariana Luz.

O secretário adjunto de Educação, Domingos Bandeira, frisa que a Secretaria de Educação tem olhar firme e persistente para ações pedagógicas da EJA nas escolas. “Mais um projeto das instituições de ensino de valorização dos trabalhos desenvolvidos por alunos da EJA. Graças ao secretário de Educação José Antonio, estamos garantindo que esses jovens e adultos tenham acesso a projetos importantes e perseverem na formação escolar”, destaca.

A organizadora de um dos livros, Suzana Oliveira, comenta que as obras e o encontro fazem parte do planejamento de visibilizar as produções dos estudantes realizadas em sala de aula. “São jovens e adultos que retornaram a escola, e assim, estamos mostrando os resultados dos trabalhos de escrita de textos, até apresentações literárias com canções, diálogos e peças teatrais, tudo isso auxiliando na aprendizagem”, pondera.

A aluna, Elzirene Ribeiro da Silva, conta que a obra contém um texto de sua autoria que aborda as dificuldades e superações na escola. “No livro descrevo todo o esforço para avançar com minha formação escolar, de não desistir e que precisamos da educação para sermos melhores e termos uma profissão”, afirma.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »