MENU

08/12/2023 às 16h32min - Atualizada em 08/12/2023 às 16h45min

Ações Antirracistas, realizada pela CEIRI/UREI e parceiros, impactam mais de 7 mil estudantes de escolas públicas de Imperatriz e região

Profª Mestra Eró Cunha ativista do mov. negro e coordenadora da CEIRI/UREI
Foto: Eró Cunha
 
Novembro Negro é um mês muito importante para celebrar a contribuição histórica  e cultural de Africanos e afrodescendentes na formação social, política e econômica do Brasil. Além, de ser um período propício para homenagear lideranças negras, refletir sobre questões raciais, fortalecer a luta por políticas públicas voltadas ao  povo negro e promover ações para a prevenção da violência contra as  mulheres. 

Com esta finalidade de lutar por equidade racial e de gênero, a Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI/UREI), completou, em 2023, 16 anos de intensa atuação no combate ao racismo e na construção e fortalecimento da educação antirracista nas escolas estaduais.  A CEIRI, coordenada pela profª mestra Eró Cunha, vem aprimorando o processo de orientação e acompanhamento nas escolas públicas estaduais (jurisdicionadas pela UREI), no que concerne à realização de trabalhos com a Lei 10.639/23 e com o  letramento racial. Estas ações são realizadas no decorrer de todo ano letivo e no mês da consciência negra são potencializadas, dentro e fora dos espaços escolares. 
 
Entre as ações realizadas pela CEIRI, parceiros e apoiadores (formação continuada para professoras/es; roda de conversa “afro diálogos” com estudantes; palestras em escolas, universidades e unidades prisionais; oficinas de cinema; contação de histórias; exposições; tribuna popular na Cãmara Municipal de Imperatriz;  projetos e mostras de teatro, desenhos e cinema negro), dois projetos foram o ponto alto neste Novembro Negro/23. O primeiro foi o XIII Concurso de Desenhos Afro/23, que teve a participação direta de 51 escolas, 203 trabalhos inscritos e  7.119 pessoas impactadas  de forma virtual (votação pelo instagram da @ceiri.ureitz) e presencial (visita e votação presencial, no Centro Cultural Tatajuba). O tema deste ano foi “A Presença Negra e Indígena no Lugar Onde Vivo: Meio Ambiente, História, Gênero, Religiosidade, Ciência, Tecnologia, Literatura e Cultura”. 

O segundo projeto foi o Festival de Cinema Negro “Curta Imagem Negra” – PROCINE/23,  com a temática MULHERES EM CENA: nossa voz é liberdade!, que objetivou intensificar no cotidiano escolar o combate à violência contra a Mulher, de modo a concretizar práticas educativas não violentas e mais humanizadas, utilizando o cinema nas práticas pedagógicas. Nesta 10ª edição, que  contou com a direção executiva da pesquisadora e ativista negra Eronilde dos Santos Cunha, em parceria com João Luciano (cineasta, diretor, roteirista e produtor da Inova Talvez), na realização de  palestras e oficinas (de roteiro, direção e dição de filmes)  para estudantes e educadores/as. O festival contou com um total de 13 filmes de curta-metragem (2min. a 10min.) produzidos por estudantes de escolas públicas estaduais, pertencentes à URE de Imperatriz. O público, diretamente, atendido e impactado contabiliza mais  400 pessoas.

As ações do Novembro Negro/23 adentraram dezembro e finalizaram dia 06/12/23, com a visita técnica  de trabalho e acompanhamento, da ONG Ação Educativa na cidade de Imperatriz, onde a mesma participou de atividades e realizou reuniões na UREI, com a equipe da CEIRI e do Setor Indígena. E na UEMASUL com representante do NEAI.  Através destas ações a CEIRI busca intensificar o trabalho com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, visando à concretização das práticas culturais e  educativas antirracistas.

Vale ressaltar que, a concretização, exitosa,  destes trabalhos só foram possíveis pelas  parcerias firmadas com a Defensoria Pública do Estado do MA; Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz/MA; Centro Cultural Tatajuba;  UEMASUL (Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe)/GELITI/UEMASUL/MAI/NEAI/CPAHT); Prefeitura Municipal de Imperatriz (SEMED, SEDEC, SEDES); Superintendência de Cultura da Região Tocantina do Governo do Estado do Maranhão;  IFMA/Campus Imperatriz (NEABI); Grupo de Estudos Sabura di nos Terra; CCN-NC; ASSARTI; UFMA (Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis, Cursos de Pedagogia e Jornalismo);  IFMA (NEABI); Selo Unicef (ITZ); CineStar; Tocantisn Shopping; Cuscuz Filmes; Olimpia Troféus; Vereadores Manchinha e Aurélio; Cineasta João Luciano; Laranjinha & Cia; Souly Idiomas;  Seja Digital Marketing; Instituto Orixamã; e comunidades escolares das redes públicas municipal e estadual.  

RESULTADO DO XIII CONCURSO DE DESENHOS AFRO/23

CATEGORIA I: ENSINO FUNDAMENTAL  I – (4° e 5° ano)

 - 1° LUGAR  (Votação Presencial):  desenho n° 03 - Estudante Pedro Gustavo - Escola Mun. Frei Manoel Procópio (325 votos) .

-1° LUGAR  (Votação Virtual):  desenho n° 03 - Estudante Ulisses Brandão  - Escola Municipal Fundação Educacional Pirangi (228   votos).

CATEGORIA II: ENSINO FUNDAMENTAL II – (6º ao 9º ano) 
 - 1º LUGAR (Votação Presencial): desenho  nº 58 – Estudante Vitória  Fernandes Sousa – Esc. Mun. Machado de Assis  (376 votos).

- 1° LUGAR  (Votação Virtual):  desenho n° 35 – Estudante:   Kayo Mikael S. Viana – Escola Municipal Madalena de Canossa (338 votos ).  

CATEGORIA III: ENSINO MÉDIO – (1º, 2º e 3º ano)  
- 1º LUGAR (Votação Presencial):  desenho n° 85 - Estudante Rubens Júnior - C.E. Prof. Edinan Moraes. (926 votos).

- 1° LUGAR  (Votação Virtual):  desenho n° 74 – Estudante:   Daniel Henrique  S. Matos – CE Amaral Raposo (552 votos)

CATEGORIA IV: ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA  (Ens. Fund. e Médio)
- 1º LUGAR (Votação Presencial): desenho n° 108 - Estudante Farley Silva – C.E. Caminho do Futuro (1.320 votos).
 
- 1º LUGAR (Votação Virtual):  desenho n° 108 – Estudante:   Farley Silva - CE Caminho do Futuro (231 votos).

RESULTADO X FESTIVAL DE CINEMA NEGRO – PROCINE /23

FILMES DE FICÇÃO

1º - LUGAR:  CEM Tancredo de Almeida Neves. Filme:  Garota do Asfalto  (326,5 pontos).

2º - LUGAR: CE Newton Barjonas Lobão (CAIC). Filme:  Não se cale (298,5 pontos).

3º - LUGAR:  IFMA (Campus Imperatriz). Filme: Protagonistas da mudança (298 pontos).

FILMES DOCUMENTÁRIO 
 1º- LUGAR: CE Graça Aranha (Vesp.). Filme: A Mancha – Uma mordaça invisível  (337,5 pontos).

2º- LUGAR: CE Newton Barjonas Lobão (CAIC). Filme: Mulheres Reais (325,5 pontos).

3º - LUGAR: Colégio Militar Tiradentes I. Filme: Mulheres em Cena - Djane Monteiro (286,5 pontos)..

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »