MENU

08/12/2023 às 16h27min - Atualizada em 08/12/2023 às 16h30min

Prefeitura realiza panfletagem em prol dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Ação ocorreu na manhã desta sexta-feira, no Calçadão

Islene Lima - Ascom
Ação envolveu toda equipe da SMPM - Fotos: Assessoria
 
O último dia da campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, foi marcado por panfletagens e muito diálogo no maior centro de compras de Imperatriz, no Calçadão. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), oportunizou esse momento, onde diversas mulheres e homens puderam conhecer um pouco mais sobre os serviços ofertados pelo município.

Na oportunidade, mais de 400 panfletos e cartilhas sobre a Lei Maria da Penha foram disponibilizados para a população na manhã dessa sexta-feira (08). A campanha foi iniciada dia 20 de novembro, tendo como principal objetivo combater a violência de gênero nos mais diversos âmbitos sociais, culturais, familiares, ambiente de trabalho, entre outros.

A secretária da SMPM, Terezinha Soares, destaca a importância dessa campanha na região, citando os serviços do município, como a Casa Abrigo Dra. Ruth Noleto, e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).

“Muita gente não sabe, mas o CRAM, é um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, onde ofertamos atendimento psicológico, pedagógico, assistência social, entre outros serviços. Já a Casa Abrigo, oferece atendimento em casos mais graves, de caráter sigiloso e temporário, tanto para a mulher como para os filhos menores de até 16 anos, ou seja, nós realizamos um trabalho árduo, que envolve diversos profissionais”, pontua Terezinha.

Veja algumas das agressões que são consideradas violência doméstica no Brasil em categorias: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica!

1 - Humilhar, xingar e diminuir a autoestima;

2 - Tirar a liberdade de crença;

3 - Fazer a mulher achar que está ficando louca;

4 - Expor a vida íntima;

5 - Forçar atos sexuais desconfortáveis;

6 - Controlar e oprimir a mulher;

7 - Atirar objetos, sacudir e apertar os braços;

8 - Quebrar objetos da mulher;

9 - Controlar o dinheiro ou reter documentos;

10 - Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »