MENU

07/12/2023 às 17h27min - Atualizada em 07/12/2023 às 17h30min

Guarda Municipal de Imperatriz é contemplada com investimento do Pronasci II

O prefeito Assis Ramos, recebeu das mãos do Governador Carlos Bandão, uma nova viatura que já está incorporada à GMI

Dema de Oliveira - Ascom
Prefeito Assis Ramos e deputada Janaina Ramos quando do recebimento da Viatura no Palácio dos Leões - Fotos: Assessoria
 
A Guarda Municipal de Imperatriz, foi contemplada com uma nova viatura através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci II.

A solenidade e entrega da viatura aconteceu nesta quarta-feira (06), em São Luís, e contou com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino; do governador Carlos Brandão; vice-governador Felipe Camarão; do prefeito Assis Ramos; da deputada estadual Janaína Ramos, e do chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

O prefeito Assis Ramos, usando sua página nas redes sociais, destacou que se orgulha de ter criado a GMI. “Orgulho-me de ter sido o prefeito que criou e que está equipando a Guarda Municipal de Imperatriz”.

Os benefícios são resultados da política nacional de segurança pública com relação direta do Governo Federal com os municípios. O próprio Ministério da Justiça decide o momento da liberação dos recursos para as cidades habilitadas.

Imperatriz foi selecionada como um dos municípios que receberão recursos do Pronasci II, para investimento em ações que visam a diminuição de números de homicídios e feminicídios, entre outros crimes, quando do lançamento do programa, que aconteceu em Brasília em julho passado.

Na ocasião, Josenildo José Ferreira, comandante da instituição, participou do evento, representando a GMI e a Prefeitura de Imperatriz.

“Nós participamos de uma rodada de discussão, em que os comandantes de guardas municipais e secretários de segurança dos municípios, foram convidados a participar desse evento, para darem sugestões e mostrarem boas práticas das experiências dos seus municípios, para integrarem o Pronasci II, lançado pelo governo federal, que liberou recursos, por meio de uma seleção de ações, dentre aquelas que os municípios têm interesse em realizar”, destacou Josenildo Ferreira.

Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, foi Instituído pela Lei nº 11.530, de 24 de outubro de 2007. Executado pela União, por meio da articulação dos órgãos federais, em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios e com a participação das famílias e da comunidade, mediante programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira e mobilização social, visando à melhoria da segurança pública.

O Pronasci II, destina-se a articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.

Três outras viaturas
O Comandante Josenildo José Ferreira, anunciou que outras três viaturas, que incorporarão em breve o acervo da Guarda Municipal, estão em fase de aquisição. Uma das três viaturas, produto de um convênio com o Ministério Público do Trabalho (MPT), e as outras duas viaturas já adquiridas, com contrato assinado e já em fase de transformação, produtos de verbas de uma emenda parlamentar do deputado federal, Cleber Verde. “Eu acredito que até após o Carnaval, já tenhamos as quatro viaturas aqui na cidade servindo a população”, destacou o comandante Josenildo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »