MENU

30/11/2023 às 16h36min - Atualizada em 30/11/2023 às 16h45min

Obras no aterro sanitário continuam sendo executadas

Equipamento público está em estágio avançado. Prefeitura continua acompanhando andamento dos serviços com equipe multidisciplinar

Carlos Alcântara
Ascom
Fase de instalação cumpre toda a legislação ambiental - Foto: Assessoria
 
O primeiro aterro sanitário público do Maranhão está em estado avançado. O equipamento é construído pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra). Nisso, a empresa contratada continua cumprindo com o cronograma realinhado com a equipe técnica, atendendo todos os requisitos técnicos, sanitários e ambientais, que vem sendo acompanhado pela equipe do Plano Básico Ambiental.

Com um investimento de mais de R$10 milhões, o Aterro Sanitário de Imperatriz recebe recursos federais para a sua instalação, exclusivo por ser o primeiro equipamento erguido por uma Prefeitura em todo o estado. Com mais de 76 hectares, o local sediado às margens da BR-010, foi previsto pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com a desativação e a recuperação ambiental do lixão da cidade.

O engenheiro Damócles Pantaleão, encarregado responsável da empresa contratada para a obra, descreve o andamento dos trabalhos, que continua regularmente. Outros detalhes estão sendo providenciados, como a perfuração do poço artesiano, que aguarda o licenciamento ambiental para a perfuração.

“As obras de instalação do aterro sanitário de Imperatriz estão em andamento. Finalizada a fase de limpeza da área e serviços de topografia, agora se encontra na execução da Trincheira 2 (Locais onde os resíduos serão depositados), com o movimento de escavação, corte, transporte de material e aterro compactado, além da construção da cerca de proteção do entorno do empreendimento”, destaca o engenheiro-civil.

Por outro lado, a equipe do Plano Básico Ambiental (PBA), acompanha e orienta o cumprimento de todos os requisitos ambientais e técnicos exigidos pelas autoridades ambientais regionais e federais. A coordenadora Elayne Cristina, afirma que o andamento dos trabalhos vem sendo constantemente publicado nas redes sociais.

“Estamos atentos a todos os detalhes, trabalhando junto com a empresa concessionária para que a execução da obra ocorra bem, atendendo todas as exigências de segurança sanitária, preservação ambiental. Essa parceria vem gerando um ótimo resultado: o andamento das obras do aterro. Tanto que estamos também atualizando a população com os nossos trabalhos nas redes sociais”, relata Elayne.

Os profissionais do Plano Básico Ambiental são responsáveis por acompanhar o cumprimento das exigências ambientais determinadas pelas leis federais e estaduais, as cláusulas condicionantes da Licença de Instalação, além de mitigar o impacto da obra na região, que por ser localizada na Zona Rural de Imperatriz, apresenta uma fauna diversa e exclusiva.

O secretário Fábio Hernandez lembra que a obra é mais uma conquista para Imperatriz, e que todos os detalhes são acompanhados por toda a pasta. Por determinação do Prefeito, outras secretarias também acompanharam o processo inicial de instalação do aterro.

“A construção do Aterro Sanitário é uma meta colocada pelo prefeito Assis Ramos há bastante tempo, estamos conseguindo erguer tudo com qualidade, acompanhando todas as exigências legais e ambientais. Além da equipe do PBA, temos engenheiros acompanhando a execução do projeto, então estamos atentos a todos os detalhes para essa obra continuar dando certo”, destaca secretário Fábio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »