MENU

29/11/2023 às 18h07min - Atualizada em 29/11/2023 às 18h15min

Treze pessoas são presas durante operação da Polícia Civil em Grajaú

SECOM Maranhão
Durante a operação foram goram apreendidos crack, cocaína, maconha, armas e dinheiro - Fotos: Divulgação/ Polícia Civil
 
O Sistema de Segurança Pública do Maranhão tem atuado para enfraquecer as organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Por meio da Polícia Civil, foi deflagrada, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29), a Operação Quebrando a Banca, no município de Grajaú (MA), resultando na prisão de 13 suspeitos.

Todos os alvos presos durante a Operação Quebrando a Banca são suspeitos de envolvimentos com facções criminosas, e grande parte possui antecedentes criminais. Um deles, por exemplo, foi preso recentemente com 13 papelotes de cocaína. No entanto, foi liberado após uma audiência de custódia.

Durante as diligências para o cumprimento de mandados expedidos pela Justiça, os policiais também apreenderam grande quantidade de drogas (maconha, cocaína e crack), armas branca e de fogo, munições, dinheiro, joias, celulares, balanças de precisão, mudas de cannabis sativa e animais silvestres.

“Essa é mais uma operação exitosa das nossas forças policiais no combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas no Maranhão. Por meio dessas apreensões e prisões de grandes líderes de organizações, nós enfraquecemos de maneira significativa a atuação desses grupos, bem como a criminalidade em geral. Seguiremos atuando com esse foco para garantir a segurança de toda a população”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

O delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, também destacou o êxito da operação, enfatizando que o efetivo continuará atuando para combater o tráfico de droga e suas ramificações. 

“As operações que estamos executando têm sufocado essas organizações e enfraquecido sua atuação em todo o estado. Essa operação em Grajaú reforça o nosso compromisso em combater o crime organizado de modo geral. Vamos seguir com o nosso trabalho investigativo e focado na desarticulação desses grupos, que são responsáveis, inclusive, por vários crimes violentos”, pontuou.

A Operação Quebrando a Banca é resultado de investigação conduzida pela Delegacia Regional de Grajaú, e toda a ação contou com o suporte de mais de 40 policiais e 11 viaturas. 

O delegado Brito Júnior, à frente da operação desta quarta-feira, disse que as prisões e apreensões se deram após longa investigação. 

“A investigação que desencadeou essa operação durou cerca de 50 dias. Vimos que muitos dos crimes ocorridos na região, como homicídios, estavam ligados ao tráfico de drogas, e por isso chegamos a esses alvos. Toda a operação foi um sucesso e se soma às outras grandes operações que realizamos em Grajaú nos últimos meses para desarticular essas organizações e combater, assim, todo tipo de criminalidade na região”, pontuou, lembrando das operações Offline e Polígono VI.

Além de equipes da Polícia Civil de Grajaú, a operação Quebrando a Banca contou o apoio da Forca Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), do Centro Tático Aéreo, da Delegacia Regional de Barra do Corda, delegacias de Pinheiro, Lago da Pedra e Açailândia, da Polícia Militar de Grajaú, por meio do 37º Batalhão de Polícia Militar e da Força Tática, além da Guarda Municipal de Grajaú.

 

Combate à criminalidade em Grajaú

O combate à criminalidade em Grajaú (MA) tem sido executado de forma intensificada pelo Sistema de Segurança Pública. Durante a Operação Polígono VI, a Polícia Civil do Maranhão auxiliou a Polícia Federal na apreensão e destruição de quase 8 toneladas de maconha prontas para comercialização, bem como na descoberta de outros 180 mil pés de cannabis – também destruídos.

Em outubro, a Polícia Civil do Maranhão também executou a Operação Offline para apreender celulares roubados. No total, os policiais apreenderam mais de 100 aparelhos sem nota fiscal (crime contra a ordem tributária) avaliados em cerca de R$ 100 mil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »