MENU

27/11/2023 às 18h55min - Atualizada em 27/11/2023 às 19h00min

Meio Ambiente finaliza ações do Dia do Rio com 2 toneladas de lixo coletadas na lagoa da Beira Rio

Ambulantes também foram notificados e orientados sobre condicionamento e destinação correta de resíduos

Léo Costa - Ascom
Agentes da Semmarh e Seplu durante atividades com ambulantes da Beira Rio - Foto: Assessoria
 
As ações em comemoração ao Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro, se encerraram no final da tarde de sexta-feira (24), com cerca de duas toneladas de resíduos coletados na lagoa da Avenida João de Deus, conhecida Beira Rio. Os trabalhos foram desenvolvidos pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh). A coleta de resíduos contou com a parceria das superintendências da Defesa Civil (Sumpdec) e Limpeza Pública (SLP), com logística da MB Limpeza Urbana, e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).

“É importante que as pessoas entendam que não se pode usar o meio ambienta como local de destinação final do lixo. Esse tipo de atitude causa graves impactos ambientais e para evitar que isso aconteça a Semmarh desenvolve ações de educação ambiental no sentido de que a população se sensibilize sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e que se bem cuidado, garante vida e saúde para todos, desta e das futuras gerações”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, além do material coletado a Secretara de Meio Ambiente desenvolveu ações educativas e de ordenamento na Avenida Beira Rio em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplu). O público-alvo foram vendedores ambulantes que trabalham ao entorno da lagoa.

“Os empreendedores foram orientados sobre o condicionamento e destinação correta de resíduos. Também foram emitidas advertências, com o intuito de que eles mantenham o ambiente sempre limpo. As atividades contaram com a participação de agentes de fiscalização da Seplu”, informou Bárbara Brenda.

A Constituição Federal de 1988, no capítulo VI, Artigo 225, diz que: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Em Imperatriz, desde 2017, início da gestão do prefeito Assis Ramos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), vem desenvolvendo o trabalho de coleta seletiva. As atividades são disciplinadas pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »