MENU

24/11/2023 às 16h47min - Atualizada em 24/11/2023 às 17h00min

Meio Ambiente promove atividades em comemoração ao Dia do Rio

Ações ocorrem na lagoa da Avenida Beira Rio e às margens do Rio Tocantins

Léo Costa
Ascom
Exercito Brasileiro reforça ações ambientais da Semmarh - Fotos: Assessoria
 
Em comemoração ao Dia do Rio, celebrado nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realiza atividades voltadas à educação ambiental e coleta de resíduos na lagoa da Avenida João de Deus, conhecida Beira Rio, e às margens do Rio Tocantins. Ação conta com a participação da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplu), das superintendências da Defesa Civil (Sumpdec) e Limpeza Pública (SLP), com logística da MB Limpeza Urbana, e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).

“Uma das principais finalidades da Semmarh é conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da proteção e preservação do Rio Tocantins. A cada dia o nosso rio tem sofrido agressões ambientais. Ele vem sendo cada vez mais poluído, através dos esgotos que são despejados diretamente nele, degradação de sua mata ciliar e se tornando depósito de lixo. É importante que a população entenda que proteger o rio e os riachos que cortam nossa cidade, assim como o meio ambiente como um todo, é um dever de todos nós”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Na oportunidade a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, também agradeceu os parceiros da pasta nas ações de meio ambiente. “Queremos aqui destacar o apoio da gestão municipal e de diversos parceiros, inclusive o Exército Brasileiro, através do 50º Bis, que tem sido um grande parceiro em diversas ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente”, reforçou.

Os trabalhos são coordenados pelo Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, sob a direção da engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares.

“Essa data foi instituída devido à grande preocupação com a preservação e proteção dos recursos naturais. Em Imperatriz, a Secretaria de Meio Ambiente realiza ações de forma contínua, através de educação ambiental e por meio de ações de fiscalização. Nesta sexta-feira, por exemplo, além da coleta de resíduos também faz parte da programação o trabalho de fiscalização e educação ambiental com os visitantes e vendedores ambulantes no intuito de conscientizá-los sobre o descarte correto dos resíduos sólidos”, informou Bárbara Brenda.

De acordo com o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, os recicláveis coletados serão encaminhados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), onde são beneficiadas, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

“Em sua maior parte os resíduos coletados estão impossibilitados de passar pelo processo de reciclagem, porém, os que estão em condições serão encaminhados para a Ascamari. É importante destacar que ações como essa sempre são realizadas, mas, todas às vezes que retornamos encontramos muito lixo jogado na lagoa e no Rio Tocantins. As pessoas têm que se conscientizar que esse tipo de atitude causa sérios danos à natureza e que para mudarmos esse cenário tem que haver a participação de todos”, falou Jairo Santana.

Com 12% de toda a água dos rios do planeta, o Brasil é um dos países mais importantes do mundo, quando o assunto são seus rios. O rio Amazonas é o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento, com 6.937 quilômetros de extensão e 50 quilômetros de largura. A cidade de Imperatriz, oeste maranhense, é banhada pelo rio Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, atrás apenas do São Francisco. Ele percorre 2.416 quilômetros desde a sua nascente, no estado de Goiás, até a sua foz, na Baía do Marajó, conhecida também por golfão Marajoara e golfão da Amazônia, uma reentrância da costa litorânea brasileira localizada no Pará. Na região do Bico do Papagaio, ele recebe as águas do rio Araguaia, formando assim uma das mais importantes bacias hidrográficas do país, a Bacia do Tocantins-Araguaia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »