MENU

24/11/2023 às 06h48min - Atualizada em 24/11/2023 às 06h48min

Alerta Garrafão realiza 2ª fase da operação no interior do estado e identifica produtos sem selo de controle e sem nota fiscal

A fiscalizou ocorreu simultaneamente em caminhões, depósitos e distribuidoras especialmente na região de Caxias, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Timon.

Secom/MA
Sefaz realiza segunda fase da operação Alerta Garrafão (Foto: Divulgação)

  
A Secretaria de Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA) realizou nesta quarta-feira (22) a segunda fase da operação Alerta Garrafão, intensificando a fiscalização no interior do Estado, com a abordagem de dezenas de estabelecimentos e caminhões especialmente na região de Caxias, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Timon.

A operação fiscalizou simultaneamente os garrafões com água em caminhões, depósitos e distribuidoras, identificando a quantia de aproximadamente 1.000 garrafões de água mineral e adicionada de sais, de 20 litros, sem selo fiscal; e cerca de 2.000 garrafões sem o acompanhamento das referidas notas fiscais.

A operação Alerta Garrafão é uma operação de fiscalização coordenada pela Sefaz-MA, por meio da ação do setor de fiscalização de substituição tributária e participação das unidades de Planejamento (UPCAF), Trânsito (Cotaf-Trânsito) e Unidades Regionais de Fiscalização (Ufres), no qual equipes de auditores fiscais, com o apoio da Polícia Militar, fiscalizam o comércio de água de 10 litros e de 20 litros sem selo fiscal no estado do Maranhão.

O uso do selo fiscal de controle em vasilhame que contenha água mineral natural ou água adicionada de sais é obrigatório no Maranhão desde 1º de julho de 2016 e foi regulamentado pela Lei n° 10.356/2015 e o Decreto Estadual nº 31.625/2016.

O descumprimento da obrigação sujeita o infrator a multa de R$ 90,00 para cada garrafão sem o selo fiscal ou com selo fiscal irregular, de acordo com o inciso XXIV, art. 80, da Lei 7.799/02.

A obrigatoriedade do selo fiscal traz bons resultados no controle da comercialização e o pagamento do ICMS incidente sobre a venda de água mineral no regime de substituição tributária, pois auxilia no combate à concorrência desleal de empresas irregulares, dificultando a entrada clandestina de produtos no mercado.

Para os consumidores, o selo mostra a segurança da procedência do produto, garantindo o consumo de uma água de qualidade.

O auditor fiscal Marcelo Rocha de Almeida, que coordenou a operação na região, destacou que a intenção dessas ações é proteger a saúde pública e assegurar o cumprimento das obrigações tributárias de acordo com a legislação. “O segmento de água mineral e adicionada de sais vem sendo monitorado pela Sefaz-MA, e estamos atuando ostensivamente para que sejam identificados e apreendidos produtos que se encontrem sem o selo fiscal de controle”, enfatizou.

As próximas fases da operação Alerta Garrafão, contarão com a participação de outras instituições fiscalizatórias e terá abrangência em toda a cadeia produtiva, envasadoras, distribuidoras e depósitos nos municípios do Maranhão.

Desta forma, a Sefaz-MA contribuirá para garantir a população consumidora maior segurança sanitária além da legalidade tributária na comercialização da água em garrafões no Maranhão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »