MENU

30/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 30/12/2020 às 00h00min

Sedes se destaca na oferta de serviços

Foram realizados atendimentos remotos e disponibilizados novos canais de comunicação

Sara Batalha - Ascom
Todo esforço foi empenhado para oferecer acolhimento digno à população - Foto: Sara Batalha
O ano de 2020 foi atípico e muito difícil, em especial aos mais vulneráveis. Pensando em todas as dificuldades que já são enfrentadas diariamente pela maioria dos usuários dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, somadas às fragilidades que o vírus potencializou, foram desenvolvidas várias estratégias para minimizar as consequências dessa situação.

Quando Imperatriz começou a ser assolada pela Covid-19 com pessoas enfermas, hospitais lotados, empregos perdidos, paralisação  do comércio, algumas famílias ficaram em situações extremas. Diante disto, a Sedes intensificou a oferta do benefício eventual cestas básicas, realizou campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e outros donativos, disponibilizou canais de comunicação nos Cras e no Creas e estabeleceu plantões de assistência social.

Secretaria também providenciou abrigo temporário a dezenas de famílias que já estavam desabrigadas (devido às chuvas) quando a pandemia chegou, passou a vender com taxa reduzida, de R$ 2,00 (dois reais), as refeições no Restaurante Popular  e, em marmitas, para evitar aglomerações.

A Casa do Idoso Feliz adaptou os serviços, passando a direcioná-los de forma remota, com vídeos transmitidos nas redes sociais e youtube, conteúdos com exercícios físicos e palestras, ligações para manter contato com os idosos e minimizar as consequências do isolamento social. O atendimento segue desta forma, mas alguns serviços já foram retomados, porém, com todos os cuidados, em dias reduzidos e com distanciamento seguro, com  prioridade aos atendimentos de saúde e bem estar físico dos usuários.

Quando a Sedes paralisou os serviços presenciais foram utilizados canais de comunicação e, com a retomada gradativa, o setor do Bolsa Família registrou até este mês 40.243 atendimentos, relacionados à regularização, Número de Inscrição Social, NIS, questionamentos, esclarecimento de dúvidas e etc.

A secretária da pasta, Janaína Ramos, avaliou o que “o ano de 2020 não foi fácil, mas eu quero que ele não seja lembrado só como um ano de notícias ruins, mas que possamos agradecer, afinal, somos sobreviventes. Que 2021 seja bem melhor que 2020, que possa vir a cura e que possamos viver normalmente. Só peço a Deus discernimento e humildade para reconhecer quando errar, pois todo ser humano é passível de erro”, disse.

Capacitações
Por meio do Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), deu-se prosseguimento ao Projeto Técnico Social, PTS, que levou capacitações, palestras e outras atividades às comunidades dos conjuntos habitacionais Teotônio Vilela e Sebastião Regis. No total, 900 beneficiários participaram de cursos; 780 de palestras e campanhas de conscientização, o que soma  1.680 atendimentos.

Os cursos ofertados foram: alongamento de Cílios, Design de Sobrancelha, Barbearia, Cabelereiro, manicure, limpeza de pele, depilação, Salgado, bolos e doces de festas, bombons de chocolates, pizzaiolo, pães caseiros, screpbook, cartolagem, montagem e manutenção de computadores. Além disso, foram ministradas palestras e campanhas:  Campanha Saúde da Família, Campanha pela natureza, valorização da pessoa idosa, Campanha de combate ao uso do álcool e outras drogas, de saúde só homem e palestras de combate aos maus tratos infanto-juvenil.

Vitória
Em cumprimento a várias etapas e desafios durante os últimos quatro anos, o município de Imperatriz recebeu títulos de reconhecimento: Selo Unicef, título Prefeito  Amigo da Criança e Selo Município sem Trabalho Infantil.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »