MENU

21/11/2023 às 18h01min - Atualizada em 21/11/2023 às 18h15min

PF combate fraudes contra Caixa Econômica

Esquema voltado à obtenção fraudulenta de contratos de energia solar gerou prejuízo de 8 milhões

Ascom / Polícia Federal no Maranhão
Agentes federais durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em São Luís - Foto: Comunicação Social da PF
 
São Luís/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) a Operação FAKE SOLIS, resultado de uma investigação detalhada visando desmantelar uma complexa rede criminosa especializada em crimes financeiros.
 
Esta rede se dedicava à prática de delitos como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, fraude na obtenção de financiamento, lavagem de capitais e corrupção, todos perpetrados em detrimento da Caixa Econômica Federal. Somadas, as penas podem chegar a 48 anos de reclusão.

A operação se concentrou na desarticulação de um intrincado esquema ilegal voltado à obtenção fraudulenta de contratos de energia solar junto à mencionada instituição pública. Segundo apurado, muitos dos clientes não tinham conhecimento da contratação ou apenas tiveram seus nomes utilizados para concretização da fraude na aquisição de sistemas de painéis solares. Este esquema contava com a participação de alguns gerentes.

Para interromper estas atividades criminosas, foram emitidos 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas envolvidas. Além disso, ação resultou na decretação da prisão preventiva de um dos envolvidos, com cooperação da INTERPOL, no arresto de bens - com bloqueio de contas, indisponibilidade de veículos e imóveis - e na suspensão das funções dos investigados, proibindo o acesso a qualquer agência da Caixa Econômica Federal pelo prazo de 60 dias, sem prejuízo de eventual prorrogação.

Esta é apenas uma fase inicial da investigação, que seguirá em curso para fortalecer os elementos de informação em relação aos demais envolvidos no esquema criminoso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »