MENU

18/11/2023 às 19h16min - Atualizada em 18/11/2023 às 19h16min

Deputado Carlos Lula apresenta Projetos de Lei para dar visibilidade a pessoas ostomizadas

Benaya Ewerton
Assecom
Deputado Carlos Lula apresenta Projetos de Lei para dar visibilidade a pessoas ostomizadas - Foto: Divulgação
  
Para conscientizar e garantir direitos às pessoas ostomizadas no Maranhão, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) propôs dois Projetos de Lei voltados para esse público. Pessoa ostomizada é aquela que passou por cirurgia para garantir uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, bem como auxiliar na respiração ou na alimentação.

Nesta semana, os parlamentares já aprovaram o PL nº 402/2023, que cria o Dia Estadual de Conscientização da Ostomia no Maranhão a ser comemorado no dia 16 de novembro. A data é alusiva a fundação da Sociedade Brasileira dos Ostomizados, em 1985, e o Dia Nacional dos Ostomizados.

Outro Projeto de Lei (705/2023) propõe de autoria do deputado Carlos Lula é a Campanha Novembro Verde. Quando aprovada, deverão ser promovidas palestras, eventos e atividades preventivas e educativas, assim como veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações sobre a prevenção, tratamento e complicações em ostomias em todo o estado.

“Essa é uma causa muito importante, pois o preconceito e as poucas políticas públicas inviabilizam a luta dessas pessoas. Hoje, nós estamos na Assembleia Legislativa trabalhando na construção de condições de melhor cuidado e de mais garantia de direitos. Nossa principal missão como legisladores é construir um sistema de garantias para esse público”, afirma o parlamentar.

Em 2021, o Brasil notificou cerca de 450 mil pessoas ostomizadas, das quais 1.380 estão no Maranhão, conforme o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2017 e 2022, houve um aumento de 300% nos procedimentos realizados em unidades da rede pública para atendimento a estes pacientes.

A presidente da Associação dos Ostomizados do Maranhão (AOMA), Célia Paiva, ressalta a importância de criação de legislações específicas que beneficiem as pessoas que precisam se adaptar a condição, que pode ser temporária ou definitiva.

“Esses projetos de lei são um marco significativo na busca pelas garantias de direitos e dignidade a essa parcela da população. É muito importante que tenhamos um mês inteiro de ações voltadas para esse público que precisa tanto de políticas públicas efetivas. Precisamos de mais visibilidade e conscientização no Maranhão, assim como a prioridade nas vagas para pessoas com deficiência, pois temos uma deficiência que muitas vezes é ocultada pelas roupas” disse Célia Paiva.

Artigo relacionado:
Ostomizados

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »