MENU

18/11/2023 às 07h38min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h00min

Nailton Lyra Escreve

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


  

Ostomizados

 
16 de Novembro, é o dia nacional em que se dedica atenção aos pacientes ostomizados.
 
O que é uma Ostomia?
 

É uma intervenção cirúrgica que foi necessária para a abertura de um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior do organismo. (Pode ser para a saída de fezes, a mais comum) de urina, ou forma de auxiliar na respiração ou na alimentação.
 
Essa abertura recebe o nome de ESTOMA.
 
Muitos dos procedimentos cirúrgicos para tratamento de câncer resultam em necessidade de se realizar um estoma.
 
A cirurgia onde se realiza um estoma é denominado de estomia ou ostomia.
 
São elas:
 
Ostomias intestinais - Colostomia, ileostomia ou jejunostomia consistem na realização de uma abertura intestinal para eliminação de conteúdo entérico ou mesmo alimentação como nas jejunostomias.
 
Ostomias urinárias – Urostomias, abertura abdominal para a eliminação da urina com objetivo de manter a função renal.
 
Gastrostomia – procedimento para a comunicação do estômago com os meios exterior funciona como via suplementar ou principal para a alimentação.
 
Traqueostomia – comunicação da luz traqueal com o exterior com o objetivo de melhorar a função respiratória, frequente em UTIs em pacientes com necessidade de suporte ventilatório contínuo e por longo prazo.
 
As denominações são de acordo com o segmento afetado combinado com o sufixo ostomia. Essas pessoas com estomas são obrigadas a utilizar de um sistema chamado de bolsa coletora. Existem vários tipos e elas são fabricadas de acordo com a localização, tipo de estoma, idade da pessoa, tipo de matéria a receber e tempo de utilização.
 

Serviços dedicados as pessoas ostomizadas

Existem serviços especiais de atenção as pessoas ostomizadas no SUS. Unidades de saúde especializadas nesses misteres. Desenvolve ações de orientação para o autocuidado, orientação para quem vai auxiliar o ostomizado, reabilitação, prevenção e tratamento das complicações, o fornecimento de equipamentos coletores e de segurança (bolsas coletoras, barreiras protetoras da pele, curativos especiais etc).
 
Devem ter estrutura física, equipamentos e pessoal adequados em estrutura física ligada a centros de saúde.
 

Direitos das pessoas ostomizadas

As pessoas ostomizadas são consideradas portadoras de deficiência física, mesmo que temporária.
Tem direito às Leis que garantem as pessoas com deficiência, como compra de veículos adaptados com redução de preço, isenção de impostos, benefícios da prestação continuada, isenção de tarifas de transporte dentre outros.
 
A realização das ostomias foi um marco importante e um progresso na assistência médico cirúrgica com ganhos consideráveis na qualidade de vida e na sobrevida dos pacientes. ​
 
Muitas pessoas por razões de desinformação se afastam desses pacientes, mas quem já teve familiares com a necessidade de uma ostomia sabe de sua enorme importância.
Link
Leia Também »
Comentários »