MENU

17/11/2023 às 16h36min - Atualizada em 17/11/2023 às 16h45min

Levantamento aponta que 25% das pessoas acima dos 35 anos enfrentarão AVC

A boa notícia: a maior parte dos casos pode ser evitada. Confira quatro dicas preventivas

Dr. Eustáquio Campos
A Organização Mundial do AVC (WSO, na siga em inglês) divulgou estatísticas preocupantes. Segundo estudos realizados pela entidade, uma em cada quatro pessoas acima dos 35 anos enfrentará um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em algum momento da vida, totalizando mais de 12 milhões de casos em todo o mundo. 

A boa notícia é que 90% desses eventos podem ser prevenidos. “O controle de fatores de risco, como hipertensão, tabagismo e alcoolismo, aliado a uma dieta saudável e à prática regular de atividades físicas, é fundamental para a prevenção”, explica o neurocirurgião Eustáquio Campos, da Hapvida NotreDame Intermédica.

O AVC ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido, resultando em danos às células cerebrais devido à falta de oxigênio, seja por um bloqueio nas artérias cerebrais (AVC isquêmico) ou pelo rompimento de um vaso sanguíneo (AVC hemorrágico).

Reconhecer os sinais de um AVC é crucial, uma vez que o problema se manifesta de forma súbita. “Os sintomas incluem perda de força ou sensibilidade em um ou em ambos os lados do corpo, comprometimento da visão em um ou em ambos os olhos, visão dupla, desequilíbrio, vertigem intensa e alterações na fala, desde dificuldades na articulação de palavras até problemas de compreensão. Uma dor de cabeça intensa e fora do padrão também pode ser um indicador”, explica o neurocirurgião. 

Na presença de qualquer um desses sinais, o médico reforça a importância da busca imediata por atendimento, considerando que a ação rápida é essencial, especialmente, nas primeiras horas após o ocorrido.

 

Confira abaixo as dicas do especialista: 

1. Controle o IMC. De acordo com o neurocirurgião, o excesso de peso aumenta o risco de condições associadas ao AVC, como hipertensão e diabetes.
 
2. Evite fumar ou beber. O uso de cigarro ou álcool também eleva consideravelmente os riscos. 

3. Faça atividades físicas. O médico lembra que é importante dedicar pelo menos 150 minutos semanais para se exercitar.

4. Adote uma dieta equilibrada. Para prevenir o AVC, é preciso que a alimentação seja rica em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes e aves. É necessário também reduzir o consumo de sal e evitar alimentos processados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »