MENU

17/11/2023 às 16h29min - Atualizada em 17/11/2023 às 16h45min

Projeto de extensão oferta Curso livre de teatro

Ao término das atividades, será apresentado um espetáculo teatral. Além da apresentação, também será escrito um artigo científico para discutir o processo formativo dentro do projeto

Mari Marconccine
Ascom UEMASUL
Atores e atrizes fazem o último ensaio utilizando os figurinos que serão utilizados na apresentação do espetáculo Xica do sertão de terra e puaca. - Foto: Equipe do projeto de extensão
 
O projeto de extensão Curso livre de teatro foi criado com o objetivo de fortalecer as habilidades teatrais dos participantes para a construção de uma consciência cultural fazendo com que se sintam-se capazes de assumir papéis protagonistas, tanto nos palcos como no cotidiano, colaborando ainda para o desenvolvimento cultural e artístico.

O projeto foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT) da UEMASUL e está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Cultura Negra, Negro Cosme (CCN-NC), de Imperatriz, compartilhando experiências das atividades teatrais que realiza. A turma, formada por acadêmicos e pessoas da comunidade possui 15 integrantes.

A professora Edna Sousa Cruz, responsável pelo projeto contou como nasceu a ideia. “O curso surgiu da percepção da carência de iniciativas culturais em Imperatriz com foco no teatro. O pioneirismo desta ação extensionista reside na sua iniciativa de trazer para dentro da universidade a pauta da democratização da cultura e a promoção do acesso a ela”.

Edna reforçou ainda a importância da representatividade negra. “Outro ponto refere-se à valorização da cultura afro-brasileira e do negro enquanto produtores de cultura. Não por acaso, a peça escolhida para a encenação é de um dramaturgo de Imperatriz. Todas as atividades desenvolvidas tiveram como ponto focal a discussão da representatividade negra e a importância de contarmos nossa história a partir de nossa própria ótica”.

As atividades realizadas durante os encontros foram ferramentas essenciais para formação do senso crítico, exercitando a habilidade de resolver problemas e desenvolver o fortalecimento dos papeis criativo, cognitivo, corporal e artístico.

A acadêmica bolsista do curso de Letras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Maria Fernanda Silva falou sobre a importância do projeto para sua vida. “Essa foi minha primeira bolsa de extensão e participar das atividades de pesquisa e extensão na universidade é algo essencial na vida acadêmica. O projeto também me ajudou na vida pessoal, pois me apresentou ao teatro que, além de trazer cultura, também tem um papel muito importante na socialização. Como uma pessoa muito tímida, eu consegui me livrar de algumas amarras por meio do teatro, que se tornou uma ferramenta essencial para superar minha ansiedade no dia a dia”.

Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas aulas práticas de inserção ao universo teatral como cantigas de roda; jogos teatrais; dinâmicas de grupo; exercícios vocais, de dicção e gestos corporais; dinâmicas para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de confiança, concentração e companheirismo; jogos/dinâmicas de percepção e observação do corpo e desenvolvimento da expressão corporal, seleção de textos teatrais adequados ao grupo para criação de esquetes e encenação; exercícios de interpretação de textos teatrais; pesquisas e leituras de textos do gênero teatral com a temática negra.

O projeto tem como objetivos específicos contribuir para a difusão das atividades cênicas em Imperatriz, realizar formação artística, estabelecer um espaço voltado à pesquisa e experimentação teatral para o fomento e disseminação teatral como ação de extensão, desenvolver a interação social e cultural por meio da prática e linguagem teatral.

Para o vice-presidente do CCN, Domingos de Almeida, o curso de teatro era um antigo desejo dos membros do centro. “Sempre foi um anseio nosso a realização de um curso de teatro em Imperatriz. A criação da UEMASUL nos deu um horizonte para materializar esse desejo. Então, resolvemos propor em conjunto esse curso de extensão, que foi muito bem aceito. Tivemos 217 inscrições, o que mostra que existe uma demanda enorme por formação na área de teatro. Nosso sonho é que, em um futuro breve, tenhamos um curso técnico ou uma graduação em Artes Cênicas por aqui. Temos profissionais e público para isso”.

Para encerrar as atividades será apresentado pelos participantes o espetáculo de teatro Xica do sertão de terra e puaca. “O espetáculo que estamos trabalhando está em consonância com a proposta do projeto, de realçar o debate sobre a temática negra. A maioria do elenco é formado por pessoas negras. E por ser uma proposta com o protagonismo do Centro de Cultura Negra, entendemos ser fundamental que o texto também contemple essa abordagem”, afirmou Domingos.

 Xica do sertão de terra e puaca - Resumo da obra – O espetáculo Xica do sertão de terra e puaca é uma metáfora dos nossos dias, escrita pelo professor Domingos de Almeida, e expressa por meio da luta armada, a resistência de grupos sociais marginalizados. É também uma referência às dores dos esquecidos, que vivem desassistidos de políticas públicas. É uma mistura de realidade e fantasia, onde de um lado a morte, o diabo, Nossa Senhora Aparecida e o padre sintetizam a fé inabalável do sertanejo, e do outro o enfrentamento entre Xica, seu bando e a polícia da capital, que representa a árdua lida das pessoas que vivem no campo, ameaçadas por grileiros e grandes empresários.

O espetáculo participou do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (FEMATE), sendo premiado em segundo lugar e premiado ainda com a Melhor atriz coadjuvante. Em 2019 foi premiado em terceiro lugar no mesmo festival. Em 2020 foi publicado o livro com o espetáculo completo. Em 2021, a obra conquistou o prêmio Mestre João, da Fundação Cultural de Imperatriz, e o Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »