MENU

16/11/2023 às 18h50min - Atualizada em 16/11/2023 às 19h00min

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito tem ação no Centro

A data é lembrada anualmente no terceiro domingo do mês de novembro

Denise Ribeiro
Ascom
Motoristas e ciclistas fazem parada e recebem orientações sobre o trânsito - Foto: Assessoria
 
O Departamento de Educação para o Trânsito (DET), através da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), promoveu nas ruas da cidade na manhã desta quinta-feira (16), uma ação no trânsito, em referência ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, comemorado este ano no dia 19 de novembro. A data tem o intuito de gerar reflexão na sociedade, de modo que acidentes sejam evitados, diminuindo os casos de mortes no país.

Na paralisação teve o momento de diálogo com os condutores de veículos, além da entrega de panfletos com orientações a serem seguidas para preservação da vida. Como explica a coordenadora da Setran, Terezinha Miranda, a data é para além das vítimas, foca também nos familiares. “Quem fica, consequentemente sofre muito, a perda causa problemas psicológicos, traumas, por isso quem perde merece este momento”, disse.

Só neste mês a Setran junto a DET já realizaram três ações focadas no bom funcionamento do trânsito. Foram apresentados nas vias e até em escolas as leis que devem ser respeitadas por ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres e ainda seus direitos.

“A quantidade de acidentes diariamente é de assustar, ocorrências essas que são acometidas por imprudências, excesso de velocidade, entre outros fatores. Isso tudo é possível de evitar, as pessoas só precisam seguir as leis, se conscientizarem”, contou Terezinha.

De acordo com o SAMU, no primeiro semestre deste ano cerca de 736 ocorrências de acidente de trânsito foram registradas, com mais de mil vítimas e nove óbitos. Esses números apresentam um crescimento de 8, 43% em relação ao mesmo período do ano passado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »