MENU

13/11/2023 às 18h27min - Atualizada em 13/11/2023 às 18h30min

Comércio de Imperatriz fechado no feriado da Proclamação da República

Raimundo Primeiro
Luiz Paulo Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão - Foto: Divulgação
  
O comércio de Imperatriz não funcionará nesta quarta-feira, 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República, informa o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Luiz Paulo Barros Marques, acrescentando que a decisão segue determinação da Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre os sindicatos patronal (Sindicom) e dos comerciários (Sincoimp). Ou seja, conforme o 1º Termo Aditivo da CCT 2022/2023.

De acordo com o presidente da ALC, a orientação do Sindicom é que o comércio da cidade esteja fechado amanhã. “O acordo frisa que as lojas não funcionem na data. Portanto, seguiremos, voltando com nossas atividades normais na quinta-feira, a partir das 8 horas”, ressalta Luiz Paulo.

Luiz Paulo lembra que as regras não se aplicam aos setores de supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais e que podem funcionar em horário livre nesse dia.

SOBRE A DATA – Por meio de nota, o Sindicom diz que “a Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »