MENU

13/11/2023 às 18h26min - Atualizada em 13/11/2023 às 18h30min

Meio Ambiente promove Gincana Ecológica e incentiva estudantes sobre importância da coleta seletiva

Participaram alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Evangelista

Léo Costa
Ascom
As tarefas estimulam a reflexão sobre a questão ambiental como um todo, mas especialmente sobre a coleta seletiva - Foto: Assessoria
 
Com a finalidade de ampliar a conscientização ambiental de alunos e moradores do Residencial Itamar Guará, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), finalizou na sexta-feira (11), uma gincana ecológica com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa. As atividades foram iniciadas em 11 de outubro, em parceria da Semmarh com a unidade de ensino e Projeto Novo Trilho.

“O intuito foi conscientizar os alunos sobre as ações que podemos tomar para ajudarmos a reduzir os impactos ambientais causados com destinação incorreta dos resíduos. Com as tarefas da gincana eles aprenderam que com pequenas ações em nosso dia a dia, podemos causar impactos positivos no meio ambiente e na vida das pessoas que vivem da coleta de recicláveis”, informou Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente.

De acordo com a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Socioambientais da Semmarh, a programação se encerrou com premiação dos alunos que mais fizeram cadastro e arrecadaram recicláveis.

“Na solenidade de encerramento foram entregues troféus para primeiro, segundo e terceiro colocados da gincana. Mais todos os participantes saíram vencedores por se tratar de um trabalho em prol do meio ambiente. Dentre os critérios utilizados para a premiação incluiu o maior número de material coletado e o cadastro de pessoas da comunidade no projeto Novo Trilho”, disse Bárbara Brenda.  

Durante a gincana foram coletados e entregues no ponto de coleta do programa Novo Trilho 2.604 quilos de recicláveis e feito 14 novos cadastros. Em seguida os resíduos são coletados pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), sob a logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando em torno de 250 famílias, direta e indiretamente. 

O Novo Trilho foi implantado em Imperatriz no 2º semestre deste, no Residencial Itamar Guará, ao lado da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, e tem com finalidade estimular o descarte consciente de resíduos sólidos, proteger o meio ambiente e promover a geração de renda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »