MENU

11/11/2023 às 17h24min - Atualizada em 11/11/2023 às 17h24min

Em parceria com a PF, Centro Tático Aéreo apreende cerca de 750 kg de maconha em Grajaú

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) segue empenhada no combate ao tráfico de drogas.

SECOM / MA
Além da apreensão, realizada na zona rural do município durante a Operação Polígono VI, policiais também destruíram centenas de pés de cannabis sativa - Foto: Divulgação/SECOM/MA
  
Nessa quinta-feira (9), o Centro Tático Aéreo (CTA) integrou a força-tarefa da Operação Polígono VI, coordenada pela Polícia Federal, e auxiliou na localização e apreensão de cerca de 750 kg de maconha prontos para comercialização. O montante foi apreendido no povoado Alto Brasil, no município de Grajaú, a pouco mais de 500 km de São Luís.

“O resultado da operação destaca a importância da colaboração interinstitucional para enfrentar desafios complexos relacionados à criminalidade, e mostra, sobretudo, a capacidade das forças de segurança em combater o narcotráfico. Seguiremos firmes com o nosso compromisso contínuo na desarticulação dessas organizações criminosas”, destacou secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

Durante a ação, foi utilizado o helicóptero Águia 6 do Centro Tático Aéreo no transporte dos policiais envolvidos até a área de mata fechada, onde foi localizado o terreno que estava servindo para o cultivo do entorpecente. Além da quantidade de maconha pronta para comercialização apreendida, as equipes destruíram centenas de pés de cannabis sativa que, se colhidos, poderiam produzir cerca de seis toneladas da droga.

  “O volume expressivo de drogas apreendido representa um prejuízo muito grande para esses grupos criminosos, enfraquecendo a sua atuação, o que resulta consequentemente na diminuição dos índices de violência”, destacou o comandante do CTA, Magno Lima.

Os policiais encontraram, ainda, bombas de água, tubulações e mangueiras destinadas à irrigação da plantação, prensas comumente associadas ao processamento da maconha para o transporte, além de uma grande quantidade de fertilizantes químicos e insumos agrícolas. Todos esses materiais foram destruídos com os pés de cannabis.

Integraram a Operação Polígono VI 52 policiais federais, nove agentes do Centro Tático Aéreo, entre eles; dois pilotos e outros sete operadores, além de cinco agentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A força-tarefa integrada de combate ao narcotráfico no Maranhão ainda contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública e Polícia Militar. A operação seguirá com ações nos próximos dias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »