MENU

10/11/2023 às 18h54min - Atualizada em 10/11/2023 às 19h00min

Preso em Imperatriz acusado de envolvimento na ‘Chacina da Fazenda Ubá’, condenado a 144 anos de prisão

Prisão aconteceu nesta quinta-feira, no Parque Alvorada I, depois de 38 anos do crime

Dema de Oliveira
Acusado da chacina de Ubá condenado a 144 anos foi preso em Imperatriz- Foto: Divulgação
 
Preso pelo Grupo de Pronto Emprego de Imperatriz com apoio da Delegacia de Homicídios de Marabá (PA) e Delegacia de São João do Araguaia (PA), um homem condenado a 144 anos de prisão, acusado de participar da “Chacina da Fazenda Ubá”, ocorrida em 1985, no município de São João do Araguaia, no sudoeste do Pará.  Identificado como Raimundo Nonato de Souza, o acusado foi preso no bairro Parque Alvorada I, em Imperatriz, nesta quinta-feira.

Na chacina, oito trabalhadores rurais foram assassinados na fazenda por pistoleiros. 

Raimundo Nonato de Souza já havia sido preso no dia 18 de outubro deste ano, na cidade de Novo Repartimento-PA, após ficar mais de 38 anos foragido. Ele foi solto por determinação da Justiça, mas a decisão foi revogada e outro mandado de prisão foi expedido.

A prisão foi feita pela Polícia Civil do Estado do Maranhão, através da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil, por intermédio do Grupo de Pronto Emprego – GPE/Imperatriz, em apoio operacional à Delegacia de Homicídios de Marabá/Pará e a Delegacia de Polícia de São João do Araguaia.

O acusado foi encaminhado para a 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Imperatriz e depois levado para o Sistema Prisional.

 

Chacina

Cinco pessoas foram mortas no dia 13 de junho de 1985. As vítimas foram João Evangelista Vilarina, a adolescente Francisca Pereira Alves, Januário Ferreira Lima, Luiz Carlos Pereira de Souza e outra identificada como Francisca, que estava grávida de seis meses.

No dia 18 de junho, cinco dias após as mortes, o grupo de pistoleiros voltou e executou três agricultores, identificados como José Pereira da Silva, que era o líder comunitário, Valdemar Alves de Almeida e Nelson Ribeiro. 

De acordo com as investigações, o mandante do crime seria o próprio dono da fazenda, que acusava as vítimas de invadirem a propriedade, que tinha mais de 43 mil metros quadrados de área. O acusado foi julgado e condenado em 2006 a mais de 152 anos de prisão.

A decisão judicial da pena de 144 anos contra Raimundo Nonato de Souza foi realizada pela Vara Única de São João do Araguaia. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »