MENU

10/11/2023 às 17h34min - Atualizada em 10/11/2023 às 17h45min

Limpeza Pública recebe alunos de projeto para preservação de riachos

Equipe conheceu detalhes do projeto de ecobarreiras, que foi promovido por estudantes de escola estadual. Objetivo é expandir as atividades do projeto

Carlos Alcântara
Ascom
Implantação e manutenção dos pontos de pesquisa foram apresentados à SLP - Foto: Assessoria
 
Na manhã de quinta-feira (09), a equipe técnica da Superintendência de Limpeza Pública, se reuniu com a equipe do projeto que ganhou destaque na comunidade científica regional e nas mídias sociais. O projeto de iniciação científica, desenvolvido de forma experimental em um dos riachos que cortam a cidade, promove uma nova forma de recolhimento de lixo, constantemente descartados nos recursos hídricos. O encontro com o professor orientador e os discentes pesquisadores serviu para entender a operação da iniciativa e planejar a expansão do projeto.

A iniciativa, apresentada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, ganhou destaque pela eficiência e pela utilidade do projeto que impedia a passagem dos resíduos sólidos pelos riachos e grotas que cortam a cidade. A fase inicial de atuação, instalada no Riacho Cacau, que corta o bairro onde a escola está instalada, no Parque Imperial. Desde o ano passado, as ecobarreiras, já vem ajudando a recolher os resíduos que eram incorreta e rotineiramente descartados no riacho.

Os três alunos do Centro de Ensino Amaral Raposo, Angela, Luana Suzana e Evellyn Cristine, orientados pelo Professor Alexandre Sousa, conversaram com a equipe da Superintendência de Limpeza Pública sobre os detalhes do projeto de pesquisa que pretende expandir a instalação das ecobarreiras em outros riachos da cidade e ampliar o alcance no Riacho Cacau.

O projeto Eco Solutions é montado com galões vazios de óleo, e uma barra metálica, toda a extensão retém os resíduos que mais tarde são recolhidos pelos pesquisadores e voluntários. A relevância do projeto e os resultados obtidos, levou a SLP a dialogar com o professor e as alunas para prestar apoio e expandir as instalações e a manutenção das ecobarreiras em toda a cidade.

Ítalo Ramos, superintendente de Limpeza Pública, destaca que “essa iniciativa é muito interessante, que não deve ser apenas expandida, mas também valorizada. São alunos despertando o interesse científico para resolver problemas do próprio bairro, e com a possibilidade de expandir toda a cidade. E queremos ajudar nessa expansão porque é uma medida de baixo custo e fácil manutenção”.

Ítalo também destaca que as articulações serão transmitidas à empresa concessionária, que já trabalha com a limpeza dos riachos e poderá operar a instalação e a manutenção das ecobarreiras junto aos pesquisadores, que com a posse de informações técnicas, poderão compartilhar com agentes de limpeza e capilarizar os trabalhos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »