MENU

10/11/2023 às 17h28min - Atualizada em 10/11/2023 às 17h30min

3ª ''Roda de Conversa'' do IHGI supera expectativas

Raimundo Primeiro
Foto: Carla Guerrero/ASCOM UEMASUL
 
“Tivemos excelentes contribuições para compreendermos a trajetória de alguns movimentos sociais em Imperatriz e região”. Avaliação feita professora Roseane Arcanjo Pinheiro sobre a 3ª “Roda de Conversa” do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), órgão que preside, realizada na noite de terça-feira, 31 de outubro, na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), no Parque do Buriti.

O tema do evento foi “A História dos movimentos sociais”. De acordo com Roseane Pinheiro, pesquisar a história dos movimentos sociais é de suma importância para “entendermos as dinâmicas sociais e políticas de Imperatriz”.

Na ocasião, foram apresentadas as pesquisas “Cartografia social de Piquiá”, em Açailândia (MA): memórias, trajetórias, política e ativismos digitais”, mostrada pelas professoras Carmem Barroso e Roseane Arcanjo; “Plenária Urbana em Imperatriz nos anos 80”, produzida pela pesquisadora Regina Célia Costa Lima; “Educação Popular e o Protagonismo das Mulheres da Comunidade Vivo Deus na Cidade de Imperatriz (MA)”, com o professor Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo.

Além de entender, sublinha a professora, pesquisar sobre os movimentos sociais, visa saber também os direitos e conquistas que “precisam ser alcançados pela população, especialmente os setores que sofrem exclusão social”.

Roseane Pinheiro lembra que o IHGI já realizou outras duas rodas de conversas. Uma aconteceu na UEMASULl e outra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), respectivamente. Os assuntos foram “História cultural” e “História política de Imperatriz”.

Concluindo, a presidente do IHGI reforça que o objetivo é divulgar os trabalhos sobre memória, cultura e identidades, elaborados pelos membros da instituição. 

“O Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz está fortalecendo o debate sobre a cultura e a memória da cidade, abrindo esse espaço a toda a sociedade. Depois queremos reunir e publicar esses artigos em formato de livros”, anuncia a presidente Roseane Arcanjo.

RODA EM FOCO. Membros do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), com diretores e professores, após a 3ª “Roda de Conversa”, realizada na noite de 31 de outubro, na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), com o tema “A História dos movimentos sociais”, quando foram apresentadas as pesquisas “Cartografia social de Piquiá”, em Açailândia (MA): memórias, trajetórias, política e ativismos digitais”, mostrada pelas professoras Carmem Barroso e Roseane Arcanjo; “Plenária Urbana em Imperatriz nos anos 80”, produzida pela pesquisadora Regina Célia Costa Lima; “Educação Popular e o Protagonismo das Mulheres da Comunidade Vivo Deus na Cidade de Imperatriz (MA)”, com o professor Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo. O IHGI é presidido pela jornalista e professora Roseane Arcanjo Pinheiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »