MENU

09/11/2023 às 18h54min - Atualizada em 09/11/2023 às 19h00min

Segundo carregamento exclusivo de vidro é encaminhado para reciclagem

Essa remessa contou com mais de 43 toneladas coletadas no período de junho a outubro em bares, restaurantes e similares

Léo Costa
Ascom
Carregamento da segunda remessa de vidro na Ascamari - Fotos: Léo Costa
 
Foi encaminhado, na manhã desta quinta-feira (09), o segundo carregamento exclusivo de vidro para a reciclagem.

Nesta etapa foram destinadas em torno de 43.410 toneladas, coletadas nos meses de junho (8.150), julho (8.080), agosto (8.430), setembro (8.990) e outubro (9.760).

A coleta exclusiva de vidro foi implantada no início deste ano pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional Sul do Maranhão, e empresas privada. O projeto faz parte da coleta seletiva que vem sendo executada pela Prefeitura de Imperatriz desde 2017, início da gestão do prefeito Assis Ramos.

“Desde o início da coleta exclusiva de vidro, com apoio de parceiros, já são mais de noventa mil quilos desse tipo de material que tem uma destinação adequada que é o processo de reciclagem, evitando a extração de novos insumos para a fabricação de produtos que utilizam esse tipo de matéria-prima, contribuindo com o meio ambiente e na geração de renda para famílias que vivem da coleta de recicláveis”, relata a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O material é coletado em pontos diversos da cidade pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. Da sede da entidade o vidro segue para Sergipe sob a logística da empresa Log+ Logística Reversa Inteligente, onde é reciclado e transformado em matéria-prima.

O diretor financeiro da Ascamari, José Ferreira, “seu Zezinho”, ressaltou sobre a importância de mais um envio de vidro para a reciclagem. “É sempre importante quando encaminhamos o material para ser reciclado. Isso é fruto de um trabalho que é feito com dedicação, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Meio Ambiente, entre outros parceiros. E, faço sempre questão de ressaltar que, além da renda que gera para nós que vivemos dos recicláveis, tem um fator de grande relevância que é a preservação ambiental”, ressaltou Seu Zezinho.

O coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, também destacou sobre esse momento. “Estamos dando a destinação ambientalmente correta a este tipo de resíduo, preservando o meio ambiente e tornando nossa cidade mais agradável para se viver. Em breve enviaremos o terceiro carregamento para reciclagem todos os vidros passíveis de reciclagem, evitando a extração de novos insumos para a fabricação de produtos que utilizam esse tipo de matéria-prima”, destacou Jairo Santana.

As atividades são regidas pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010.

Com essa Lei a responsabilidade pelos resíduos passou a ser compartilhada, com obrigações que envolvem os cidadãos, as empresas, as prefeituras e os governos estaduais e federal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »