MENU

07/11/2023 às 19h24min - Atualizada em 07/11/2023 às 19h30min

Projeto Pé na Faixa informa condutores e pedestres sobre seus deveres

A ação alerta para cuidados no trânsito e visa preservar vidas.

Denise Ribeiro - PMI
Ascom/PMI
A ação alerta para cuidados no trânsito e visa preservar vidas - Foto: Divulgação
 
A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do Departamento de Educação Para o Trânsito (DET), realizou na segunda-feira (06) o projeto Pé na Faixa que acontece na cidade desde 2017. O objetivo é informar aos pedestres e condutores de veículos seus deveres a fim de garantir mais segurança para população.

A coordenadora de Trânsito da Setran, Terezinha Miranda, se fez presente em algumas faixas de pedestres para fornecer orientações importantes. “Participo desta ação, que é justamente para evitar acidentes que possam levar a perda de uma ou mais vidas. Algumas pessoas não sabem de suas obrigações, por isso é relevante fazer ações desse tipo. Os pedestres, por exemplo, devem proceder à travessia sempre na faixa, ficar nas calçadas sempre olhando para os lados, acenando com a mão para que os condutores os vejam e possam estar parando”, disse Terezinha.

Do mesmo modo que pedestres tem deveres, os condutores também têm, bem como os ciclistas, que na faixa devem respeitar as leis e parar, e assim assegurar a sua vida e dos demais. Os outros condutores precisam reduzir a velocidade ao se aproximarem das faixas e dar passagem para que as pessoas caminhem com segurança.

Outro fator de destaque do projeto é a questão de fomentar o uso do cinto de segurança por parte dos motoristas, que é capaz de evitar em casos de colisão que o motorista seja arremessado para frente e se choque com o volante, para-brisa e painel.  Para os motociclistas é recomendado o ajuste do capacete que visa proteger a cabeça em casos de acidentes, preservando a vida do indivíduo.

Além disso, o estacionamento deve ser feito de forma adequado, como conta Terezinha. “Pessoas que estacionam de lado errado estamos parando e conversando. Estamos certificando que não estão ficando em fila duplas, que estão respeitando os estacionamentos regulamentados, respeitando ainda a vaga para idosos”, informou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »