MENU

06/11/2023 às 18h02min - Atualizada em 06/11/2023 às 18h15min

Firmeza e Humanidade, 60 anos de luzes sobre Imperatriz

Ribinha Cunha
No sentido figurado, ser mãe é um termo que denota o papel de cuidado, proteção, carinho, ou assistência a outra pessoa, seja de origem biológica ou não. Trago hoje aos irmãos essa figura subjetiva do “Ser Mãe”, para ressaltar a importância da nossa oficina como célula materna da sublime Ordem Maçônica na nossa querida Imperatriz. 

Eu, como tantos outros, somos frutos dessa Mãe que aqui foi acolhida há exatos 60 anos. Impossível disso não se orgulhar, já que meu pai José de Ribamar Cunha, foi um dos primeiros filhos gerados nessa jornada inacabada. Somos sabedores que muito ainda temos que caminhar na busca pela tão almejada Perfeição.

Não sou poeta, mas diria que hoje meu coração jubila de satisfação, e uma pontinha de bom orgulho toma conta de mim, por uma feliz coincidência. Nesta data, há 60 anos, meu pai estava aqui ao lado de outros jovens senhores, fazendo história, autorizados pela Augusta e Respeitável Grande Loja do Estado do Pará, lançando a pedra fundamental da nossa oficina. E quis o Grande Arquiteto do Universo, que nesta data comemorativa, com o beneplácito dos irmãos, Obreiros da Firmeza, eu estivesse no Veneralato da nossa Firmeza e Humanidade Imperatrizense. Confesso: orgulho maior, não há!

Quando olho a fotografia de tantos momentos históricos fico a imaginar o impacto daquele acontecimento na distante Imperatriz dos anos 1960, desde aquela época, uma Cidade com muitas dificuldades e carências. Fundar a ordem maçônica em Imperatriz naquele tempo, não deixa de ter sido um ato de coragem.

Sem medo de errar! Se já não somos mais aquela pequena Cidade Maranhense, e temos uma cidade pujante, que cresce e se desenvolve a cada dia, se alcançamos o patamar de polo educacional e Econômico como Centro Atacadista e Industrial da Região e ostentamos o título oficial de “Segunda Capital do Maranhão”, deve-se, com certeza, ao papel de muito dos Nossos Irmãos nas diversas áreas de atuação. E que não foram poucos. Tem um pouco da nossa ordem na arquitetura política/administrativa/empresarial/ industrial e social da Imperatriz de hoje.

Portanto, neste pedaço do chão maranhense, nossa loja, a mãe de todas as outras, tem cumprido com fidelidade com o seu papel de “ser como um sol que ilumina a Terra do oriente ao ocidente, que ilumina Imperatriz e a região tocantina maranhense.

O sentimento é de gratidão por ser filho de maçom, por ser irmão de maçom, cunhado de maçom e por fazer parte dessa fraternidade universal.

Que nossa Loja, Firmeza e Humanidade, do Grande Oriente do Brasil, permaneça como esse sol a iluminar nossos diversos templos, incluindo o interior, e fazer renascer todos os dias nos irmãos o cultivo do desejo de continuar a progredir na grande obra para com fé, e muito esforço, deixarmos de ser pedra bruta e nos transformarmos em pedra polida.

Parabéns, pelos 60 anos da nossa Firmeza! E aos homens livres e de bons costumes que ajudaram, e ajudam a construi-la.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »