MENU

01/11/2023 às 18h25min - Atualizada em 01/11/2023 às 18h30min

Pacto Municipal contra a Sífilis Congênita é promovido em Imperatriz

Ação é realizada pela Secretaria de Saúde e envolve profissionais da Atenção Primária e Vigilância em Saúde

Luana Barros
Ascom
Atividade foi realizada no auditório da UFMA Centro e é resultado de parceria entre os departamentos de Atenção Primária e Vigilância em Saúde - Foto: Luana Barros
 
Nesta quarta-feira (01), a Secretaria de Saúde (Semus) de Imperatriz promoveu o Pacto Municipal contra Sífilis Congênita, para treinar as equipes sobre a busca ativa, manejo e prevenção de novos casos da doença. Atividade foi realizada no auditório da UFMA Centro e é resultado de parceria entre os departamentos de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Evento contou com a participação do coordenador da Atenção Primária de Imperatriz, Emannuel Morais, e da Regional de Saúde, Maria Emidia; além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Albane Freitas; a coordenadora da Vigilância em Saúde, Gisely Vieira e da coordenadora do Coapes, Janildes Gomes.

Emannuel Morais falou sobre a importância do pacto e que a meta é erradicar a doença. “Ação encerra o mês de outubro, que traz a sensibilização sobre a sífilis, que é uma doença sexualmente prevenível, cujo teste rápido e tratamento estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Condição pode deixar sequelas irreversíveis em crianças, em adultos e pode até levar à morte”. 

Programação teve palestra sobre a importância de notificar com a enfermeira Tânia Suely, sobre manejo clínico da doença com a médica infectologista Bianca Ferreira, abordando a nota técnica sobre a administração da medicação com a enfermeira Lívia Bustamante e sobre o fluxograma de atendimentos com o enfermeiro Emannuel Morais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »