MENU

31/10/2023 às 18h17min - Atualizada em 31/10/2023 às 18h30min

Polícia Federal fecha serraria na Terra Indígena Araribóia

Muita madeira em toras e serradas foi apreendida pelos agentes federais

Dema de Oliveira
PF localiza serraria e madeira ilegal na terra indígena Araribóia - Foto: Divulgação/PF
 
A Polícia Federal localizou uma serraria que operava de forma ilegal dentro da Terra Indígena Araribóia, em Bom Jesus das Selvas, a 172 km de Imperatriz. O estabelecimento recebia e armazenava grande quantidade de madeira sem documentos de origem florestal.

Ao fiscalizar o local, o material foi encontrado e confirmado que não tinha origem legal comprovada. A ação aconteceu nesta segunda-feira (30), e foi resultado da Operação Mosaico Gurupi.

A Operação foi realizada entre os dias 23 a 30 de outubro na Reserva Biológica do Gurupi e na Terra Indígena Araribóia, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a legislação de crimes ambientais, o art. 45 da Lei 9.605/98 criminaliza a conduta de cortar madeiras de lei em desacordo com as determinações legais ou transformá-las em carvão para fins industriais, energéticos ou qualquer outra exploração, econômica ou não.

O art. 46 da mesma lei, penaliza quem for receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem possuir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até o final do beneficiamento.

De acordo com PF, os responsáveis pela serraria poderão responder pelos crimes de recepção e armazenamento de madeira sem Documento de Origem Florestal, cuja a soma das penas pode chegar a 9 anos de prisão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »