MENU

31/10/2023 às 18h12min - Atualizada em 31/10/2023 às 18h15min

Polícia Federal faz operação de combate a fraudes no INSS no Maranhão

Grupo alterava dados de benefícios previdenciários pelo aplicativo “Meu INSS”

Assessoria/Polícia Federal-MA
Dinheiro apreendido pela PF durante o cumprimento dos mandados na operação Fake ID - Foto: Divulgação/Polícia Federal-MA
 
Uma operação de combate a fraudes no INSS deu cumprimento a sete mandados de busca e apreensão em São Luís e no município de Pinheiro, na manhã desta terça-feira (31).

Segundo informações da Polícia Federal, a fraude consistia na alteração indevida do domicílio bancário de benefícios previdenciários e assistenciais pelo aplicativo “Meu INSS”, bem como o levantamento de documentos de identidade falsos, comprovante de endereços falsos, visando ludibriar a autarquia previdenciária e, por conseguinte, sacar os valores depositados nos benefícios violados/fraudados.

A partir de levantamentos realizados pelo Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social no Maranhão (Nuint-MA), foram detectados 415 protocolos de alterações de cadastro em benefícios previdenciários entre 10 de outubro de 2018 e 16 de fevereiro de 2023. 

De acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação de Inteligência da Previdência Social (Coinp), o prejuízo estimado com apenas o pagamento de 49 benefícios já identificados é de R$ 718 mil ao ano. Entretanto, esse valor pode ser ainda maior. Cerca de R$ 30 mil foram apreendidos. 

Os investigados na operação Fake ID poderão responder pelos crimes de 171, § 3º, 288, 297 e 298, todos do Código Penal com penas que somadas podem chegar a 20 anos de prisão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »