MENU

30/10/2023 às 18h44min - Atualizada em 30/10/2023 às 19h00min

Mutirão de Atendimentos do Comitê de Erradicação do Sub-Registro realizado no Bom Jesus supera expectativas

O serviço mais procurado foi 2ª Via do Registro de Nascimento

João Rodrigues
Secom
Foto: Divulgação
 
Mais de 100 atendimentos diversos serviços foram realizados em apenas quatro horas durante o último mutirão deste ano do Comitê Municipal de Erradicação do Sub-Registro, ocorrido na última sexta-feira (27), nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Bom Jesus, no bairro Bom Jesus.

Os serviços mais procurados foram a emissão da 2ª Via do Registro de Nascimento, retificação de nome e emissão da 2ª Via do Registro de Nascimento Tardio. Desde as primeiras horas da manhã filas se formaram na parte externa do CRAS em busca de serviços, como aconteceu com a Natieli Silva de Sousa.

“Vim por causa da segunda via do meu Registro de Nascimento. Eu havia perdido a primeira via numa chuva do ano passado e este ano precisei para fazer um reajuste no cadastro do Bolsa-Família, por isso estou aqui”, explicou Natieli que agradeceu a coordenação pela prestação do serviço. A estudante Kailane Bernardino, residente no Parque Amazonas, também, não escondia a felicidade por ter tirado a segunda via do Registro de Nascimento e exibiu o documento para a reportagem.

“O Comitê de Erradicação do Sub-Registro realizou hoje este mutirão de atendimentos no CRAS do grande Bom Jesus, que superou as expectativas com atendimento de todas as demandas que nos propusemos”, avaliou o secretário de Governo e Projetos Estratégicos, Eduardo Albuquerque, que agradeceu a participação de todos os parceiros e população em nome do prefeito Assis Ramos.

O local escolhido para a ação foi considerado estratégico por atender moradores de outros bairros como os residenciais Teotônio Vilela I e II e Dom Affonso Felipe Gregory e Vila União. “Gostei muito destes serviços, que vieram em boa hora porque é muito difícil ir lá no centro”, disse Fernanda Santana Silva que estava com a filha de 5 anos, mas buscou a emissão da 2ª Via de seu Registro de Nascimento.

“Nós aqui estamos oferecendo todos os atendimentos possíveis que se pode fazer no administrativo do Cartório, 2ª Via de Registro Civil, Registro de Nascimento Tardio, alteração de pré-nome, sobrenome e sexo, reconhecimento de paternidade espontâneo entre outros que a Defensoria faz em parceria com a gente”, disse o tabelião substituto do Cartório do 2º Ofício Harryson André Cordeiro Cardoso.

Segundo ele, no caso do Sub-Registro ou Registro de Nascimento Tardio o número não chega a ser grande porque na maioria dos casos as pessoas que vão ao mutirão não atendem as regras e exigências previstas em lei, mas ainda assim elas recebem uma lista de medidas a serem providenciadas e têm o atendimento agendado para outro dia no Cartório. Os cartórios que atenderam na ação foram do 1º e 2º Ofício Civil.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, disse que a ação atingiu as expectativas com a grande procura pela população.

“Esta não é a primeira ação do ano do mutirão do Sub-Registro, já fizemos na Grande Cafeteira, Grande Santa Lúcia, Centro Novo e agora no Grande Bom Jesus. Como já está chegando ao final do ano, acredito que seja o último mutirão devido aos relatórios de final de ano, mas no próximo ano vamos continuar em outras regiões da cidade”, destacou o titular da Sedes, acrescentando que a parceria da Prefeitura, por meio do Comitê, com as instituições e com a própria sociedade é muito importante. Ele disse que no ano que vem pretende articular para incluir na ação do Viva Cidadão por ter levantado internamente que há muita demanda pela emissão de Carteira de Identidade.

Comitê - O Comitê Municipal de Erradicação do Sub-Registro foi criado em atendimento ao decreto nº 26 do dia 10 de maio de 2023. Ele é formado pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Sedes, Educação, Semed, Saúde, Semus, e Governo e Projetos Estratégicos, Segov, Cartórios do 1º e 2º Ofícios, Defensoria Pública Estadual e Tribunal de Justiça.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »