MENU

26/10/2023 às 17h11min - Atualizada em 26/10/2023 às 17h15min

Prefeito Vilson Soares participa de ação em alusão ao Outubro Rosa

Evento ocorreu no Palácio José Alves de Carvalho, sede do Poder Legislativo

Gil Carvalho
Foto: Divulgação
 
João Lisboa – O prefeito Vilson Soares participou na manhã desta quinta-feira (26/10), no plenário da Câmara Municipal de João Lisboa, da mobilização alusiva ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, tipo que mais acomete mulheres em todo mundo. “Esse é um evento de grande importância de conscientização sobre o câncer de mama”, disse ele.

A doença, que já ocupada a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país em 2021, chegou a aproximadamente 18 mil óbitos. Este ano a estimativa é de 74 mil casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Vale lembrar que, a campanha Outubro Rosa parte de um movimento internacional, iniciado na década de 1990 nos Estados Unidos, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente, sendo adaptada em diversos outros países.

Os sintomas podem ser percebidos e avaliadas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas realizado por um médico.  A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. Assim, a paciente pode encontrar um câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, com menor índice de mortalidade por câncer de mama. É recomendado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) que as mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »