MENU

25/10/2023 às 16h59min - Atualizada em 25/10/2023 às 17h15min

Meio Ambiente encaminha mais de 260 quilos de pilhas e baterias para reciclagem

Material coletado em quase 20 pontos instalados pela Semmarh em setores estratégicos

Léo Costa
Ascom
Entrega feita no Atacadão, empresa certificada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Foto: Assessoria
 
Com 19 pontos de coleta distribuídos em setores estratégicos da cidade, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), já encaminhou 262 quilos de pilhas e baterias domésticas usadas para reciclagem.

“Esse trabalho é muito importante, muitas pessoas descartam pilhas e baterias em lixos comuns por não terem a noção do quanto isso é prejudicial para o meio ambiente e consequentemente para suas vidas. Por isso, a Semmarh já instalou quase vinte coletores para o descarte correto desse tipo de resíduos. Faço um pedido à população que procure um dos nossos pontos de coleta, instalados em diversos prédios públicos, incluindo Prefeitura e secretarias municipais”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Segundo o engenheiro-agrônomo, Fábio Batista Guimarães, assessor de projetos especiais da Semmarh, o material coletado é entregue no Atacadão Autosserviço, unidade local da rede brasileira de supermercados atacado-varejista do grupo Carrefour, responsável pelo direcionamento desse tipo de resíduos para o tratamento adequado. A empresa é certificada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

“Todo material coletado é posteriormente recolhido pela secretaria de Meio Ambiente, é encaminhado para o Atacadão que dá o destino correto das pilhas e baterias usadas. As pilhas e as baterias são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, causadores de danos irreversíveis. Porém, seja à saúde ou ao meio ambiente, seus malefícios podem ser diminuídos com a conscientização de todos”, disse Fábio Batista.

DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS USADAS - As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

Importante ressaltar que as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos, prejudicando a agricultura e a hidrografia.

LEGISLAÇÃO - A Norma Brasileira (NBR), 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), classifica que pilhas e baterias são resíduos domésticos especiais. O descarte de pilhas e baterias deve ser devolvido ao fabricante e/ou importador, atendendo à Resolução 257/1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo a resolução, que entrou em vigor em julho de 2000, fabricantes, importadores, rede autorizada de assistência técnica e comerciantes de pilhas e baterias ficam obrigados a coletar, transportar e armazenar o material. Fabricantes e importadores são os responsáveis pela reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final do produto. 

PONTOS DE COLETA - Prefeitura de Imperatriz, Rua Rui Barbosa, 201, Centro; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, Bairro São Salvador; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Rua João Lisboa, 40, Centro; Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Rua Rui Barbosa, 201 - Centro; Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), Rua Urbano Santos, 1657 - Juçara; Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), Av. Pedro Neiva de Santana, 2021 - Vila Redenção II; Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Serf), Rua Monte Castelo, 329 - Centro; Assessoria de Comunicação (Ascom), Rua Coriolano Milhomem, S/N - Estádio Frei Epifânio; Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Rua Y, s/n – Nova Imperatriz; Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, 47 – Centro; Fundação Cultural; Rua Simplício Moreira, s/n – Centro (Esq. com Rua Gonçalves Dias); Procuradoria Geral do Município (PGM), Rua Rui Barbosa, 218 - Estádio Frei Epifânio; Superintendência da Defesa Civil, Rua Rafael de Almeida, 600 - Bairro São Salvador; Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), Rua Bahia, 706 – Centro; Fórum de Justiça Ministro Henrique de La Roque, Rua Rui Barbosa, s/n – Centro; Câmara Municipal de Imperatriz, Rua Simplício Moreira, 1185 – Centro, 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), Av. Bernardo Sayão, s/n - Nova Imperatriz; Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Rua Xingu, 125 - Parque Sanharol. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »