MENU

23/10/2023 às 18h56min - Atualizada em 23/10/2023 às 19h00min

Obras do PAC contemplarão bairros da Grande Vila Nova

Mais de R$ 33 milhões já foram destinados aos cofres do Tesouro Municipal, aguardando apenas o processo licitatório ser concluído para as obras iniciarem.

Carlos Alcântara
Ascom
Obras irão melhorar o serviço de saneamento básico e contemplarão mais de 47 mil imperatrizenses - Foto: Edmara Silva
 
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) chega em Imperatriz para estruturar a cidade com obras de saneamento básico e pavimentação. Verbas federais chegam à cidade para a Prefeitura operar obras estruturantes e promover qualidade de vida. Os bairros da Grande Vila Nova são os contemplados na primeira fase do programa.

Estipulada como um dos eixos de atuação do programa federal, a linha “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, contempla projetos que atribuem qualidade de vida a moradores que ainda não possuem acesso a serviços básicos, como o abastecimento de água potável ou a captação de resíduos sanitários. Em Imperatriz, os moradores de bairros como Jardim São Luís, Ayrton Senna, estarão contemplados com equipamentos para o tratamento sanitário de esgoto.

Os equipamentos, que apesar de serem responsabilidade da atual concessionária dos serviços de saneamento básico, a Caema, foram planejados pela equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), que está licitando o projeto e acompanhará toda a execução das obras. Além disso, todos os requisitos estipulados pelos órgãos ambientais e engenharias também estão sendo atendidos.

Mais de R$33 milhões já foram destinados aos cofres do Tesouro Municipal, verba essa que está apenas aguardando o processo licitatório ser concluído para as obras iniciarem. A equipe de projetos também está traçando novos planos para receber recursos do programa para outras áreas, em diferentes serviços, como a pavimentação de ruas e a expansão da rede de drenagem.

A obra contemplará mais de 47 mil pessoas da região que concentra a região do Aeroporto Nacional e integra os bairros da região e se somarão aos trabalhos entregues na primeira edição do programa, também operada pela Prefeitura em 2017. São mais de 56 km de rede de esgotamento sanitário, incluindo a instalação de emissários e estação elevatória.

Fábio Hernandez destaca que “essa é uma ótima oportunidade de atrair mais investimentos para Imperatriz, com obras estruturantes que se somam aos esforços financiados pela Prefeitura. Nesse ritmo conseguimos expandir as ações da Sinfra e iniciar outras obras essenciais para a cidade. Temos outros lotes que já estão em planejamento e serão submetidos para a avaliação do Ministério das Cidades”.

A última edição do PAC levou para a região do Grande Cafeteira, obras de expansão da rede de esgotamento sanitário, uma estação de elevação de esgoto e pavimentação asfáltica em algumas das principais ruas, somando mais de 32 km em cerca de 80 ruas da região. Além disso, outros bairros de Imperatriz foram também contemplados com as obras do PAC I, seja com a construção de drenagem, pavimentação de ruas, equipamentos de saneamento básico, escolas, unidades de saúde e outras obras de urbanização.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »