MENU

17/10/2023 às 19h29min - Atualizada em 17/10/2023 às 19h45min

Carateca imperatrizense de nove anos se classifica para mundial de Karatê Londres 2024

Assaffe Davi, representando a academia Askad, conquistou vários títulos em 2023

Dema de Oliveira
O carateca imperatrizense Assave Davi, de apenas 9 anos, categoria mirim, brilhou no Campeonato Brasileiro de Shiai Kumitê e Katá, disputado no último fim de semana, na cidade de Parauapebas (PA), e conquistou a medalha de ouro. Com essa conquista, Assef Davi se classificou para o Mundial de Londres em 2024.

Assaffe Davi, representando a academia Askad, conquistou vários títulos em 2023, como Campeão Maranhense de Karatê, Campeão Paraense de Karatê, primeira e segunda etapa, culminando com a conquista do Campeonato Brasileiro Shiai Kumitê e Katá, que definiu a classificação para o Mundial de Londres 2024.

De acordo com o mestre Dilain Alves, faixa preta 5º Dan de Karatê Shotokan, da Academia Askad de Imperatriz, essa é uma conquista importante para o karatê imperatrizense e em especial pata a Askad. ‘É uma conquista espetacular, ainda mais se tratando de um garoto de 9 anos, que está apenas começando na carreira e que será sem dúvida um grande atleta”, comentou mestre Dilain.

O Karatê é em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas. Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”.

Em Português do Brasil, a grafia correta da palavra é “caratê” (com “c” e com acento circunflexo), contudo é comum encontrar escrita com “k”.

O método de defesa pessoal foi possivelmente originado na China, mas se desenvolveu e evoluiu no Japão, na província de Okinawa, com base em uma luta já existente na época.

No Japão também se acrescentou a partícula “do” (karate-do), que significa “caminho”, para acrescentar à luta os aspectos filosóficos e físicos, cujas técnicas visam disciplinar o corpo e a mente.

Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência. O nível atingido por cada carateca é classificado através de um sistema de faixas coloridas (classe Kyu), na seguinte ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom. A faixa branca é indicativa de principiante.

A faixa preta é conseguida por quem atingiu todos os conhecimentos da classe Kyu e domina a arte marcial (classe Dan). No Sistema Shotokan são definidos mais 10 níveis exclusivos para serem alcançados pela classe Dan (faixas-pretas).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »